feliz no trabalho

Estar no trabalho ocupa uma grande parte do seu dia (e da sua vida) e por isso é importante sentir-se feliz. Cultivar um ambiente que o deixe positivo e alegre pode aumentar imenso a sua motivação e produtividade.

Veja de seguida 7 dicas, sugeridas pelo Undercover Recruiter, para ser feliz no trabalho e na sua profissão:

1. Comece bem o dia

Não há nada pior do que acordar tarde, atrasado e sair de casa a correr. Por isso, pôr o alarme um pouco mais cedo e deixar algum tempo para si pode fazer uma enorme diferença. Faça um bom pequeno-almoço, beba um café (se gostar) e mime-se um pouco.

Sentir-se relaxado pela manhã pode fazer com que tenha um dia completamente diferente e tranquilo.

2. Celebre as pequenas coisas

Cada dia no trabalho é cheio de pequenas vitórias que frequentemente são “ignoradas”. Se terminou um projecto do qual se orgulha, independentemente de ser grande ou pequeno, festeje aquilo que alcançou. Cada dia que passa está a fazer a diferença, de uma maneira ou de outra – celebre os seus dias.

3. Rodeie-se de coisas positivas

Se estiver rodeado de coisas positivas e de pessoas que o puxem para cima, é quase garantido que vai ficar mais animado. Claro que nem sempre consegue evitar pessoas negativas, mas pode tentar minimizar o tempo que passa junto delas.

4. Ouça mais e fale menos

As pessoas mais felizes nem sempre têm necessidade de falar. Ficar a observar e a ouvir apenas pode ser muito compensador e uma grande forma de aprendizagem.

5. Coma bem e faça exercício

Tente incorporar mais exercício físico no seu dia-a-dia – não só é óptimo para a sua saúde como liberta endorfina (o químico do cérebro responsável pela felicidade). Para além disso, comer bem também podem melhorar o seu bom-humor, energia e motivação.

6. Evite lamentar-se

Todas as empresas têm alguém que passa a vida a queixar-se – evite ser essa pessoa! Para além do afectar a si e ao seu modo de estar, pode afectar as pessoas que estão à sua volta. Se algo o está a incomodar, tente ao máximo mudar o que for possível, ou fale com alguém que possa ajudar. Só assim conseguirá sentir-se feliz no trabalho.

7. Termine o dia em grande

Coloque algum tempo de parte para, no fim de cada dia, se sentar um pouco e reflectir. Desligue-se do telemóvel, redes sociais, e-mails e qualquer outra distracção pelo menos durante meia hora antes de ir dormir. Assim, não só irá dormir melhor, como terá tempo para fazer algo mais benéfico, tal como ler um livro ou colocar a conversa em dia.