Quer mudar de carreira? Criar o seu próprio negócio? Temos algumas dicas de empreendedores de sucesso para lhe mostrar.

Fazer uma mudança de carreira é uma coisa, mas aventurar-se por conta própria é outra. E se fizer ambos simultaneamente? Ou seja, lançar uma pequena empresa num setor diferente e criar uma identidade de trabalho totalmente nova.

Há algumas dicas importantes a seguir que o colocarão no caminho do sucesso para criar o seu próprio negócio, para isso o The Muse recorreu a empreendedores de sucesso. Veja as dicas:

1. Faça pesquisa

Se pretende criar uma empresa num sector em que sabe pouco ou nada, o primeiro passo é aprender o máximo possível sobre ele. Atenção, isto pode levar meses, mas valerá a pena.

Então, terá de pesquisar tudo quanto possível sobre isso e só depois poderá estar confortável o suficiente para criar o seu próprio negócio.

2. Trace um plano

Não existe propriamente uma forma correta de criar um plano para o seu negócio. Assim, tanto pode ser uma estratégia completa – com tabelas e gráficos – ou uma simples lista de tarefas.

O mais importante é que tenha um plano traçado. Isto é essencial, principalmente para quem vai criar o seu próprio negócio pela primeira vez.

3. Construa a sua presença online

Hoje em dia, não pode ter uma pequena empresa sem ter (pelo menos) um site para a promover.

Especialmente se estiver a entrar num novo setor para si. O site dá-lhe a possibilidade de contar a história sobre a sua carreira e o que o levou ao seu novo empreendimento.

Veja alguns detalhes a considerar ao criar o site:

  • Tenha uma mensagem: isto inclui o que insere na secção “Sobre” e como fotografa os produtos e os descreve (se estiver a vender produtos);
  • Escolha as ferramentas certas: os clientes não o levarão a sério se o seu site não tiver uma aparência profissional;
  • Use o site para se promover: assim que tenha o seu site criado, está pronto para divulgar a sua empresa. Isto inclui chegar a pessoa ligadas à área de negócio e à imprensa.

4. Não tenha medo de pedir ajuda

Ao criar o seu próprio negócio num setor que não lhe é totalmente familiar, há muito que precisa de aprender e, por vezes, o melhor conselho pode vir de alguém que já esteve no seu lugar.

Então, não pense neles como concorrência para competir. Além disso, pode acabar por encontrar alguém que possa vir a ser um colaborador.

5. Defina metas realistas

O sucesso não vem da noite para o dia, portanto é muito importante que defina metas, principalmente que sejam fáceis de atingir.

Desta forma, sabe que estará a avançar para o sucesso.

6. Aprenda a valorizar o seu tempo

Se está numa função a tempo inteiro, pode não estar habituado a pensar sobre o quanto o tempo é valioso. Mas isso é porque provavelmente nunca foi o único responsável pela gestão de um negócio.

Quando cria o seu próprio negócio é possível que tenha de fazer tudo, desde a contabilidade ao marketing. E embora essa seja uma boa forma de aprender todos os aspetos do negócio, também vai ocupar muito do seu tempo.

7. Seja resiliente

Ter o seu próprio negócio é um trabalho árduo e terá altos e baixos. E, especialmente quando surgirem os baixos, precisa de continuar a acreditar em si mesmo e no seu negócio.

Então pense, se não querem o seu produto, não é porque você é mau no que faz, é porque eles não precisam.

 

Criar o seu próprio negócio pode não ser fácil, mas é um desafio até atingir o seu sucesso. O objetivo é, nunca desistir!

Fonte: The Muse