Encontrar emprego depois dos 50 anos pode ser um grande desafio, mas há forma de ultrapassá-lo.

Ainda há muitas empresas que privilegiam as camadas mais jovens, no entanto muitas outras não descartam a experiência que alguém com mais de 50 anos pode ter.

Então, damos-lhe 7 dicas que o ajudarão a encontrar emprego depois dos 50:

1. Aposte em formação contínua

A ideia do mesmo emprego para sempre está ultrapassada, a mudança é permanente.

Então, não basta manter um espirito flexível e de grande capacidade de adaptação, há que saber acompanhar as exigências da sua área de trabalho.

Assim, isso implica um foco contínuo em formação e soluções que possam ajudar a evoluir na carreira.

E se além de complementar o que já sabe, aposta-se também num novo rumo para sua vida profissional?

2. Trabalhe a sua rede de contactos profissionais

Sem uma rede de contactos onde possa atualizar-se será sempre mais difícil. Mostre-se a si e à sua experiência e aptidões.

Então, participe em feiras de emprego, assista a webinars, workshops ou conferências.

Empenhe-se em consolidar esta rede de contactos porque será sempre a partir daqui que podem surgir novas oportunidades de trabalho.

3. Mantenha-se entusiasmado e envolvido

Manter um espírito de total empenho e de capacidade para resistir à adversidade pode tornar-se difícil e exigente mas é possível.

Defina pequenos objetivos porque é isso que o vai manter focado e entusiasmado. Organize uma agenda de procura de trabalho que se alinhe com as suas expectativas.

4. Adapte o seu currículo às candidaturas

Adaptar o currículo para cada candidaturas é crucial. Então procure ajustar os detalhes às exigências e necessidades de cada empresa.

5. Faça um resumo dos últimos 10 a 15 anos profissionais

De toda a sua experiência, destaque os principais últimos 10 a 15 anos, com particular atenção à experiência relacionada com a oferta a que se candidata.

Assim, o que fez no início da sua carreira pode não ser assim tão importante para a empresa a que se candidata.

Contudo, pode fazer referência a esses momentos de arranque da carreira num contexto de entrevista e se se proporcionar.

6. Mostre que as suas competências de trabalho se adaptam aos mais jovens

É certo que muitas das empresas optam por recrutar gerações mais jovens, entre os 20 e 30 anos, mas isso não o pode fazer desanimar.

Então, parta do princípio de que aquilo que tem para oferecer é suficientemente valioso para ser apreciado, mesmo em ambientes mais jovens e com uma cultura menos tradicional.

Mostre-se capaz de lidar com um ambiente inter-geracional e reforce essa diferença entre gerações como uma mais-valia.

Posicione-se como alguém capaz de agir em várias frentes, nomeadamente na de uma figura mais sénior e conciliadora.

7. Destaque as suas competências técnicas

Embora as soft skills sejam importantes, como capacidade de comunicação e de trabalho em equipa, espirito crítico, entre outras, é fundamental exibir as hard skills, ou seja competências técnicas e exclusivamente ligadas à função para que se candidata.

 

Então, encontrar emprego depois dos 50 anos não é um bicho de sete cabeças e é possível, só não perca a esperança!

Fonte: Saldo Positivo