Quando pretende ser chamado para entrevistas, o seu currículo é a sua principal ferramenta de Marketing. Assim sendo, tem de garantir que se destaca dos restantes e que cativa os recrutadores desde o primeiro momento.
A chave para construir um currículo cativante é saber exactamente como deve estruturá-lo e qual a melhor forma para evidenciar as suas competências e experiência de modo a chamar a atenção dos empregadores. Se tem dúvidas relativamente àquilo que deve incluir, conheça aqui 7 passos para construir um currículo vencedor.
1. Pesquise os recrutadores
Antes de começar a escrever o seu currículo, deve perceber exactamente aquilo que os recrutadores procuram nos candidatos. Pesquise os anúncios de emprego, veja com atenção os requisitos e relacione-os com as suas competências.
2. Adapte o formato e a estrutura
Um currículo demasiado confuso e com muita informação pode ser colocado de parte sem sequer ser lido. Certifique-se de que os recrutadores conseguem ler o seu CV de forma rápida e clara e captar as informações-chave.
Divida o documento em secções, com negritos e tópicos. Utilize um tipo de letra simples e introduza parágrafos. Tente-se restringir a uma página, ou duas no máximo.
3. Impressione com o seu perfil
A informação que incluiu no início do currículo é crucial uma vez que é a primeira coisa que a empresa irá ler – é a primeira impressão que terão de si. Garanta que tem informação relevante sobre si e as suas competências ao mesmo tempo que demonstra a sua personalidade.
4. Estruture a sua experiência profissional
Os títulos da funções nem sempre demonstram exactamente aquilo que fazia. Para conseguir demonstrar o seu valor descreva, de forma concisa, aquilo que fazia e que resultados alcançou.
5. Adapte as suas habilitações
A quantidade de informação relativa à sua educação que precisa de incluir depende da fase em que a sua carreira está. Inclua as suas habilitações na parte final do currículo e adapte a quantidade de detalhes consoante o pedido pela empresa.
6. Inclua interesses relevantes
Escrever quais os seus interesses e hobbies é opcional, portanto opte por incluir interesses que possam adicionar valor à sua candidatura e que demonstrem um pouco da sua personalidade.
7. Verifique sempre o currículo
Ter erros pode reduzir significativamente a sua probabilidade de conseguir uma entrevista. Certifique-se de que lê e relê o documento antes de submeter a candidatura. A existência de erros demonstram descuido o que desagrada a maioria dos recrutadores.
Se necessário peça a amigos e familiares para fazerem uma leitura.
Fonte: The Undercover Recruiter

