O Governo de António Costa garantiu que, em 2017, pretende continuar a apostar na criação de emprego de qualidade e a combater a precariedade, limitando o uso da contratação a termo e dos recibos verdes.
De acordo com a agência Lusa, o Governo considera que “o mercado de trabalho continua a apresentar níveis preocupantes de segmentação e precariedade, sobretudo entre os jovens”. Para combater estes factores, o Governo quer apostar numa criação sustentada de emprego de qualidade para reduzir o desemprego sobretudo entre os mais jovens e os desempregados de longa duração.
Assim, em 2017, o Governo pretende combater a precariedade e criar um maior equilíbrio nas relações laborais. Para tal, será necessário evitar o uso excessivo de contratos a prazo e combater os falsos recibos verdes e outras formas atípicas de trabalho.
Para além destas medidas, também a reorientação sustentada das medidas activas de emprego será implementada em 2017, com novas regras de apoio à contratação e novas regras para os estágios. O objectivo é melhorar os níveis de emprego criado e a sua qualidade.
Fonte: Notícias ao Minuto