Se está com dificuldade em conseguir um emprego depois dos 40 anos, este artigo pode ajudá-lo na sua procura de emprego.
Embora o desemprego seja bastante visÃvel em jovens adultos, o desemprego em profissionais de meia-idade pode ser mais difÃcil de ultrapassar.
Algumas falsas ideias que podem prejudicar quem procura emprego depois dos 40 anos:
1) Sabe menos do que os candidatos mais jovens;
2) Ainda está habituado a um modelo de negócio antigo;
3) Não tem conhecimentos de tecnologia;
4) Tem menos energia e determinação;
5) Não quer trabalhar sob a gerência de alguém mais novo;
6) Está a “contar os dias” para a reforma;
7) Vai pedir um ordenado mais elevado do que os candidatos mais jovens.
Estes preconceitos podem ser contrariados. Aprenda aqui os argumentos que pode utilizar para demonstrar que é o candidato ideal para a vaga, segundo o site Debt.
1) Mostre que sabe mais do que os candidatos mais jovens:
Embora possa não ter formação académica na sua área de trabalho, tem bastantes anos de experiência na função e conhece as caracterÃsticas da indústria e do trabalho a que se candidata. Para além disso, já teve a possibilidade de resolver problemas e demonstrar o seu valor profissionalmente, pelo que pode dar exemplos de situações em que foi uma mais-valia para a empresa. Por fim, mencione que tem uma rede de contactos profissionais que pode ser benéfica para a empresa a que se candidata.
2) Mostre que tem paixão por conhecimento e novas metodologias:
Mostre-se disponÃvel para novas formas de negócio e ideias diferentes. Compreenda que o mundo não pára e deve tentar estar a par dos desenvolvimentos na sua área de trabalho. Para conseguir emprego depois dos 40 anos é necessário que se actualize e conheça os novos métodos de trabalho. Refira ao empregador que tem uma maturidade emocional e social superior aos candidatos mais jovens, pelo que se adaptará à cultura da nova empresa com facilidade.
3) Mostre que está a par das novas tecnologias:
Aposte em cursos e formações na sua área profissional. Perceba que a tecnologia pode ajudá-lo a desempenhar as suas funções e pesquise sobre as novas tecnologias e a forma como estão a ser utilizadas na sua profissão. Se está desempregado, aproveite os recursos do Centro de Emprego e desenvolva as suas competências a nÃvel de Microsoft Office e LÃnguas (nomeadamente o inglês).
4) Mostre que tem muita energia e auto-disciplina:
Como tem mais responsabilidades financeiras que os candidatos mais jovens, está mais motivado para ser bem sucedido e ultrapassar as expectativas. Ainda tem muita energia (especialmente agora que já não tem filhos pequenos) e tem auto-disciplina para aplicar a energia às suas funções profissionais.
5) Mostre que tem experiência a trabalhar com pessoas de todas as idades:
Conseguir emprego depois do 40 anos é ainda mais difÃcil se o coordenador do departamento a que se candidata for mais novo. Seja claro e demonstre que não tem qualquer problema em ser gerido por alguém mais novo e que compreende e respeita a hierarquia. Pode, também, mencionar que a oportunidade de ensinar os colegas mais jovens é bem-vinda.
6) Mostre que está focado nas necessidades do empregador:
Sim, a ideia de uma reforma confortável está na sua mente. No entanto, esse objectivo está muito distante, e por isso agora está focado em ajudar a empresa para a qual irá trabalhar. Mostre ao empregador que possui um forte sentido de lealdade e não está interessado em “saltar” de trabalho em trabalho, por isso poderá contar plenamente consigo.
7) Mostre que está disposto a negociar o salário:
Embora não deva aceitar menos do que o seu valor real, é necessário que esteja disposto a negociar o salário. Com a crise que se faz sentir, as empresas por vezes não têm possibilidades de dar o salário desejado aos seus funcionários. Tente mostrar o motivo pelo qual é um bom investimento (experiência, contactos profissionais, maturidade) e esteja aberto a negociação salarial.
O que fazer para para ser bem sucedido na procura de emprego depois dos 40 anos:
- Actualize o seu Curriculum Vitae: mencione somente a experiência profissional dos últimos 10 anos. Redija o CV de forma a demonstrar as suas competências e experiência de trabalho relevantes para a vaga a que se candidata.
- Pesquise oportunidades: procure trabalho diariamente através de sites de emprego, networking, publicações da sua área de negócio, etc. Seja persistente e dedique várias horas do seu dia à procura da oportunidade ideal. É possÃvel que tenha que se candidatar a muitos anúncios para receber uma proposta de trabalho, no entanto não desanime!
- Utilize a sua rede de contactos: confira junto dos seus amigos, familiares e antigos colegas se algum tem informação sobre uma oferta de trabalho. Lembre-se que nem todas as vagas são anunciadas, pelo que o networking poderá ajudá-lo a conseguir emprego depois dos 40 anos!
- Prepare-se para a entrevista de emprego: Certifique-se que tem uma postura profissional e jovial. Na entrevista, foque-se na sua experiência, feitos profissionais e valor acrescentado que pode trazer à empresa que está a recrutar. Descreva situações em que trabalhou com, e para, colegas mais jovens. Não se esqueça de vestir de acordo com a cultura da empresa a que se candidatou!
Sem dúvida que quem procura emprego depois dos 40 anos tem um grande desafio pela frente. Não se deixe desanimar e lembre-se das vantagens que tem em relação a candidatos mais jovens: experiência, maturidade e know how. Com preparação e confiança voltará ao mercado de trabalho num ápice!