Foi chamado para uma entrevista de emprego e quer mesmo ficar com o lugar? Os seus CV e carta de apresentação foram escolhidos entre centenas de outros, mas ainda falta a fase final. Saiba como brilhar na entrevista para se destacar e ser contratado.

como-brilhar-numa-entrevista-de-emprego

 

Siga estas 10 dicas, elaboradas pelo The Undercover Recruiter e verá que não é assim tão difícil criar uma boa impressão.

1) Faça pesquisa sobre a empresa

Uma das melhores formas de fazer boa figura na entrevista de emprego é estudar a actividade e desenvolvimentos recentes da empresa. Visite o site da empresa, compreenda a respectiva actividade e fique a par das últimas notícias ou resultados. Ao fazê-lo, será capaz de fazer perguntas relevantes e irá mostrar que fez o seu trabalho de casa e tem um verdadeiro interesse na empresa.

2) Conheça bem o seu CV

Como candidato, deve conhecer o seu CV como a palma da sua mão e tê-lo na ponta da língua. Isto implica não só saber enumerar as várias experiências anteriores, mas também conseguir relacioná-las de forma inteligente com o desafio ao qual se está a candidatar. O objectivo é conseguir utilizar exemplos práticos para convencer o recrutador que tem o que é preciso para ter um bom desempenho na função.

3) Compreenda a descrição da função

Após ser chamado para uma entrevista, deve estudar a descrição do emprego por forma a compreender claramente aquilo que o recrutador está à procura. Se a descrição destaca a importância da atenção ao detalhe, deve orientar a sua conversa para destacar esta sua característica. Se souber os vários aspectos que a empresa procura, pode ir dando exemplos durante a entrevista que provem que tem o perfil pretendido.

4) Demonstre as suas competências com exemplos concretos

O recrutador quer saber se é um trabalhador incansável, mas será difícil acreditar a menos que o prove. Em vez de dizer que trabalha muito, conte uma história de uma situação em que de facto fez um esforço adicional para conseguir alcançar os objectivos. Ao explicar em detalhe e ao dar exemplos concretos, não deixará espaço a dúvidas na cabeça do recrutador.

5) Prepare um “kit entrevista”

Antes da entrevista, prepare-se com todos os documentos que precisa. Além de ter algumas cópias do seu CV e carta de apresentação, deve ter consigo a morada do escritório e melhor forma de lá chegar, caneta, um bloco de notas ou outros documentos relevantes. Garanta que nada lhe vai faltar durante a entrevista para evitar stress que possa abalar a sua confiança e tranquilidade.

6) Construa uma relação

Não há segundas oportunidades para causar uma boa primeira impressão. Aproveite a entrevista para conhecer e se dar a conhecer ao recrutador. Cumprimente com firmeza, sorria e procure conversar de forma empática. Mostre que além do candidato está também ali uma pessoa com quem vale a pena estar e trabalhar.

7) Olhe nos olhos

O contacto visual é uma das formas mais fortes de comunicação não verbal e é indispensável numa entrevista de emprego. Ao olhar nos olhos, evidenciará duas qualidades que todos os recrutadores valorizam: confiança e auto-estima. O contacto visual irá ajudá-lo também a criar uma ligação e a comunicar. Não se esqueça de o fazer logo durante o cumprimento e lembre-se: não é preciso exagerar e estar sempre a olhar nos olhos.

8) Tenha atenção à linguagem corporal

A linguagem corporal é também fundamental para a comunicação não verbal. Irá ditar se está confiante, relaxado, nervoso ou inseguro. Para causar uma boa impressão na entrevista de emprego, energia positiva é essencial. Não esteja demasiado relaxado e mostre que além de descontraído está também atento e a ouvir cuidadosamente o que está a ser dito.

9) Seja genuíno

Não interessa se quer muito o emprego, se não tem o perfil adequado é porque o emprego não era para si. Não caia no erro de tentar ser o que pensa que os recrutadores estão à procura. Seja você próprio e verá que terá a energia que precisa para ficar com o lugar. Se não estiver a ser genuíno e honesto, o recrutador conseguirá detectar a sua falta de autenticidade.

10) Faça follow-up em tempo útil

Envie um email a agradecer a oportunidade e o tempo e disponibilidade do recrutador após a entrevista. Alguns dias antes da data indicada para haver novidades, volte a enviar um email a mostrar que está a aguardar com expectativa e que mantém todo o interesse e entusiasmo na empresa e função.