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Como escrever uma boa carta de apresentação

carta de apresentação

A carta de apresentação é a forma de se apresentar ao recrutador e convencê-lo a ler o seu currículo. A mesma deve ser organizada, relevante, personalizada e o seu objectivo é fazer com que seja chamado para uma entrevista de emprego.

Segundo a Resumonk, a carta de apresentação deve ter entre 3 e 4 parágrafos.

O que escrever em cada parágrafo da carta de apresentação

1º Parágrafo: 

É o parágrafo mais importante, já que determina a primeira impressão com que o recrutador ficará de si. Não diga “O meu nome é… e candidato-me à vaga de …”.

Pode mencionar o site/local onde viu o anúncio de emprego mas acima de tudo deve demonstrar o seu interesse na vaga.

2º Parágrafo:

Mencione as suas principais competências e bons resultados em empregos anteriores. Cuidado para não tornar a carta de apresentação num mini-CV. Descreva somente as informações mais relevantes, que deixarão o recrutador curioso sobre o seu percurso profissional.

3º Parágrafo:

No último parágrafo explique porque seria o candidato ideal para a vaga. Venda-se como o funcionário ideal para função, mas não torne o discurso longo e aborrecido.

Conclua a carta de apresentação com um agradecimento e direccione o recrutador para o seu CV.

 

O que deve ter em conta ao escrever uma carta de apresentação

  •  Refira somente informações relevantes para a função a que se candidata;
  • Deve personalizar a carta de apresentação para cada empresa/vaga a que se candidata;
  • Os recrutadores dispensam pouco tempo a cada candidatura, pelo que a sua carta de apresentação deve ser curta e apelativa;
  • Pode juntar um portfólio de trabalhos à sua candidatura, mas deve escrever algo que desperte a curiosidade de quem está a seleccionar candidatos;
  • O tipo de letra e formatação deve ser semelhante ao utilizado no curriculum vitae.

Lembre-se que a carta de apresentação deve dar a conhecer a sua personalidade. Siga estas dicas e escreva uma carta de apresentação vencedora.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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