Fazer a candidatura online é o mais comum nos dias de hoje, então saiba como se pode destacar das centenas de currículos recebidos.
No fundo, é um win-win para ambos os lados, ou seja, os candidatos têm uma ampla oferta de oportunidades e podem-se candidatar a vários empregos rapidamente, já os empregadores podem usar sistemas automatizados para ver os currículo.
Mas, com alguma estratégia e organização, pode consegui destacar-se entre as centenas de currículos. Damos-lhe 10 dicas para isso!
1. Escreva um currículo amigável do ATS
A maioria das empresas usa sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) para filtrar os currículos. Basicamente, esse software classifica e rastreia currículos para encontrar a melhor “correspondência” para a função.
Por isso, escrever um currículo amigável do ATS é o primeiro passo para se candidatar a empregos online. Mas como faz isso?
O currículo deve ser adaptado à função específica para a qual se está a candidatar e ter palavras-chave da descrição do cargo e de habilidades, experiência, certificações e educação, são dois exemplos.
Além disso, deve usar um modelo de currículo simples e minimalista com uma coluna, tipo e tamanho de fontes padrão e sem elementos gráficos para facilitar a leitura.
2. Tenha duas versões do seu currículo
Se tem uma formação profissional diversificada e se está a candidatar a diferentes tipos de cargos, deve ter duas versões do seu currículo, devidamente formatadas para cada função.
Isto torna o processo de candidatura online mais rápido e fácil, pois não terá que refazer tudo a cada novo envio, apenas pequenos ajustes.
3. Mantenha seu perfil do LinkedIn atualizado
Os recrutadores procuram frequentemente candidatos no LinkedIn, por isso mantenha o seu perfil atualizado com toda a experiência, certificações, educação e habilidades relevantes.
Além do seu currículo, também deve incluir algumas palavras-chave relevantes para que seja facilmente encontrado.
4. Tenha um rascunho básico de carta de apresentação pronto
Algumas empresas pedem cartas de apresentação, outras não. Para economizar tempo, tenha sempre uma carta de apresentação básica em rascunho e atualize-a para corresponder aos empregos aos quais se candidata.
5. Use sites de emprego para encontrar vagas em aberto
A maioria das empresas publicam as vagas em sites de emprego. Use estes sites para procurar as vagas através de palavras-chave específicas relacionadas com o emprego que pretende.
Veja aqui as ofertas de emprego em aberto no Alerta Emprego
6. Registe-se em sites de emprego
Além de ir procurar ofertas de emprego em aberto nestes sites, faça também o seu registo. Com isto, pode receber notificações de novas ofertas na área que pretende.
Registe-se aqui no Alerta Emprego
7. Use a secção de Oportunidades dos sites das empresas
Os sites das empresas também são lugares para encontrar e se candidatar a ofertas de emprego. Se houver alguma empresa específica para a qual gostava de trabalhar, verifique o site e procure por uma página de “Carreiras”.
8. Esteja preparado para fazer testes de emprego
Por vezes surgem ofertas com testes de emprego, também conhecidos como testes de avaliação de talentos, que precisa concluir como parte da sua candidatura.
Geralmente, esses testes avaliam a sua personalidade e habilidades. Alguns também avaliarão a inteligência emocional, cognição e estilo de trabalho.
9. Tenha um modelo de email de candidatura elaborado
Algumas empresas, especialmente as pequenas, não têm software integrado para lidar com candidaturas de emprego online e preferem que os candidatos enviem os seus currículos por email.
Por esse motivo, considere ter um modelo de email para enviar junto com o seu currículo e carta de apresentação, se for pedido.
10. Faça o acompanhamento das suas candidaturas
Embora não seja obrigatório, o ideal é que acompanhe as suas candidaturas. Geralmente, uma a duas semanas é considerado um tempo razoável para entrar em contato e saber o estado da sua candidatura.
Além disso, manter o controle das suas candidaturas também evita que se inscreva para a mesma empresa várias vezes.
Preste sempre muita atenção à descrição da oferta, é crucial para saber exatamente o que o empregador está à procura e o que precisa para se candidatar.
Fonte: The Muse