Os estágios profissionais trazem obviamente valor acrescentado ao CV de qualquer recém-licenciado, recém-mestrado ou jovem profissional. Mas as vantagens de fazer um estágio não se ficam por aqui, e podem também beneficiar profissionais noutros momentos da sua carreira.

estagios-vantagens

Conheça aqui 8 benefícios que os estagiários podem retirar de um estágio, elaborados pelo Simply Hired:

1) Desenvolver a sua rede de contactos

Os estágios são excelentes oportunidades para desenvolver a sua rede de contactos profissionais. Durante o estágio irá trabalhar lado-a-lado com outras pessoas que durante o tempo que partilharem consigo terão oportunidade de conhecê-lo e de se aperceberem da sua capacidade de trabalho.

Estes contactos poderão fazer-lhe recomendações que o ajudem a obter um novo emprego no futuro ou até referenciá-lo para oportunidades concretas ou introduzi-lo a contactos interessantes.

2) Adquirir competências profissionais

Seja a escrever um email profissional e sucinto, a atender o telefone ou a cumprimentar colegas ou clientes, há sempre uma forma profissional de fazer as coisas. Ao trabalhar num contexto real de trabalho como estagiário, terá a oportunidade para observar os seus colegas e apreender as melhores práticas de comunicação e comportamento.

Toda esta aprendizagem fará com que esteja melhor preparado para o seu próximo emprego.

3) Pôr competências em prática

Deve olhar para um estágio como uma oportunidade para testar e aplicar as suas competências e perceber como funcionam no mundo real. Ao utilizar as suas competências durante o estágio, poderá melhorar o seu auto-conhecimento e perceber onde precisa de melhorar.

Por outro lado, quando se candidatar a ofertas de emprego no futuro, poderá sempre demonstrar como utilizou as suas competências num ambiente profissional.

4) Perceber melhor o que quer fazer

Nos primeiros tempos de carreira é normal não se ter uma ideia clara do que se gosta e do que se quer fazer. Durante o estágio, além de testemunhar as suas próprias funções e responsabilidades, poderá também aperceber-se do dia-a-dia de outros colegas. Assim, poderá perceber que tipo de funções e áreas mais lhe agradam e compreender melhor o que quer fazer a seguir.

5) Estar exposto a uma cultura empresarial

Ao fazer um estágio, estará exposto à cultura e ambiente profissional da empresa. Fazer o estágio é uma forma de sentir um contexto mais formal e organizado de uma grande empresa ou, por exemplo, a informalidade e agilidade de empresas mais pequenas. Ao estar exposto a diferentes realidades, poderá perceber em que tipo de empresas quer trabalhar no futuro.

6) Receber salário ou outros benefícios

São cada vez mais os estágios que oferecem salário ou outras compensações financeiras como ajudas de custos. Fazer o estágio é também uma fonte de rendimento e uma oportunidade para ganhar dinheiro.

7) Ganhar novas competências

O mais provável é que ganhe novas competências durante um estágio. Poderá aprender a utilizar novos softwares, fazer novos tipos de análises ou desenvolver técnicas comerciais ou de gestão de projecto. É o inicio de um caminho de aprendizagem e desenvolvimento contínuo na sua carreira.

8) Conseguir um emprego

O seu bom desempenho durante o estágio pode mesmo ser a porta de entrada para um emprego a full-time. As empresas estão sempre à procura de profissionais dedicados e trabalhadores. Veja o seu estágio como uma oportunidade para demonstrar as suas capacidades.

Â