Se pretendes aproveitar a 1ª Edição Universitária do Job Summit ao máximo, segue as nossas dicas para te destacares enquanto candidato.
Deixar uma boa imagem nunca é fácil, portanto é essencial marcar presença neste género de eventos com um espírito entusiástico e ambicioso.
Para te ajudar a estar 100% preparado para o Job Summit, listamos os conselhos essenciais para te conseguires destacar da competição.
1. Conhece as empresas que vão estar presentes
Em primeiro lugar, tens de aceder à lista com as empresas confirmadas. Em segundo lugar, destaca aquelas que te parecem mais interessantes em abordar.
Por fim, prepara algumas questões com antecedência. Mostra que dedicaste o teu tempo a conhecer melhor a empresa, a sua cultura e os seus valores.
2. Prepara o material necessário
O principal é teres o teu currículo atualizado e um modelo de carta de apresentação pronto para poderes adaptar a cada empresa. Se precisas de ajuda em criar a carta de apresentação ideal, conhece os nossos modelos – práticos e fáceis de adaptar! Faz o download.
Tudo isto são tópicos que vais pegar quando interagires com uma empresa, deste modo aconselhamos que tenha tudo preparado na hora. Organização e uma gestão eficiente do teu tempo são dois aspetos que qualquer recrutador gosta de observar num candidato.
3. Veste-te para o sucesso (e conforto)
Só porque o nosso evento é online, não significa que deves ficar de pijama no sofá.
Prepara um conjunto adequado para a ocasião, até mesmo algo confortável para te sentires mais confiante e sem receios.
4. Aborda as empresas sem receio
Sempre que interagires com um recrutador sê amigável, confiante e prepara-te para responderes a algumas questões.
Aconselhamos-te a preparar uma breve introdução, algo que mostre que és uma mais valia para a empresa, ou seja, uma introdução que destaque as tuas melhores competências e qualidades.
Além disso, mostra iniciativa em conhecer a cultura da empresa e os seus valores.
5. Demonstra o teu entusiasmo
Um dos objetivos passa por mostrar ao recrutador que estás interessado em integrar a sua empresa.
Por isso, coloca questões relevantes – e principalmente sobre os próximos passos. É essencial teres conhecimentos do que deves fazer no seguimento do processo de recrutamento.
6. Escreve e envia um follow-up
Para isto é imperativo pedires o contacto do recrutador, antes da conversa terminar não te esqueças de pedir a sua informação de contacto.
Entre 24 a 48 horas após a feira virtual de emprego, envia uma nota de agradecimento a todos os recrutadores com quem estiveste em contacto – e adapta a mensagem a cada empresa. Adaptação e Personalização são a chave!
Isto é um simples passo, mas que pode fazer toda a diferença.
7. Não te esqueças de agir
Para as empresas que estás interessado, segue as instruções do recrutador sobre a submissão da tua candidatura para determinada posição.
Se for necessário submeter o teu currículo via online, fá-lo nos primeiros dias após a feira, para que a tua conversa ainda esteja fresca na mente do recrutador.
Fonte: The Muse
Segue estas dicas para te destacares como candidato e garante uma participação de sucesso!
Além destas dicas, fica a saber o que deves fazer para seres um candidato interessante e como te deves preparar para o evento.
Conhece todos os nossos artigos da nova edição do Job Summit! E aproveita o momento para te registares na Edição Universitária!