Job Summit Universitário: dicas para seres um candidato interessanteEis a questão: como é que te podes tornar num candidato interessante? Com o Job Summit Universitário prestes a chegar, partilhamos estas dicas que te ajudarão a ser um candidato interessante aos olhos da empresa.

Um dos principais objetivos dos participantes é:

  • Chegar ao fim do dia com uma – ou mais – propostas ou entrevistas de emprego marcadas.

Mas a verdade é que alcançar este objetivo não é nada fácil, principalmente quando estás a competir com centenas de outros candidatos pela atenção das empresas.

É com o propósito de te ajudar a aproveitar o Job Summit Universitário ao máximo que listámos alguns conselhos que te vão ajudar a destacar.

 

 

1. Prepara um breve discurso

Antes de mais: é um breve discurso, não um testamento. Aqui o objetivo é transmitires o teu interesse e competências de forma curta e direta, mas de forma a prender a atenção da empresa quando interagires com a mesma no seu stand virtual.

2. Demonstra iniciativa

Utiliza os chats das empresas ao máximo. Esta ferramenta é um dos melhores aspetos de uma feira virtual de emprego. Dá-te acesso direto aos recrutadores, portanto aproveita-o para te apresentares e mostrares o teu interesse e entusiasmo nos valores e cultura da empresa. E não te esqueças de mencionar como os teus valores profissionais e pessoais se alinham com os da empresa.

3. Sê entusiasta

Um dos atributos pessoais mais importantes que podes trazer a uma empresa nova é o teu entusiasmo. Os recrutadores vão estar muito mais interessados em ti e em te conhecer se apresentares uma abordagem positiva. Demonstra o teu gosto e interesse pela oportunidade a que te pretendes recrutar e mostra como poderás ser um bom investimento.

4. Pensa além dos requisitos

Apesar destas oportunidades de carreira estarem acompanhadas de uma lista de requisitos e qualificações específicas que a empresa quer ver num candidato, não quer dizer que não tenhas competências ou determinadas experiências (voluntariado, por exemplo) que se possam adaptar ao cargo em questão.

Estamos a falar de competências adicionais e são algo único que podes trazer à empresa, portanto diferencia-te ao mostrar o que podes trazer de autêntico e novo, mesmo que não tenhas todos os requisitos.

5. Adapta a tua abordagem

Nunca cometas o erro de escrever as mesmas frases ou copiar e colar os mesmo textos em todos os chats de empresas. Adapta o teu discurso a cada recrutador, direciona a tua abordagem aos objetivos e valores de cada empresa.

Acredita que os recrutadores vão apreciar um candidato que realmente dedicou o seu tempo a conhecer melhor a empresa e os seus objetivos.

6. Coloca questões

Prepara algumas questões com antecedência para as empresas que pretendes abordar. As empresas não procuram apenas quem preencha todos os requisitos, mas sim quem realmente pretende integrar a sua cultura e ajudar a alcançar os seus objetivos.

Quanto mais interages com os recrutadores, focando o teu discursos nas suas necessidades, melhor é a imagem com que eles ficam de ti.

 

Segue estas dicas para seres um candidato interessante e estarás no bom caminho para arrasar no evento, contudo também é necessário realizares algum trabalho antes de participar.

Fica também a par do que deves fazer antes e como te podes preparar a 100% para o Job Summit Universitário.

Aproveita o momento, e faz já o teu registo na nova edição!