Tendo sido o surto do Coronavirus (Covid-19) oficialmente declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, o mundo permanece em estado de emergência e consequentemente em isolamento social.

Sendo este isolamento obrigatório e essencial para a nossa sobrevivência as nossas rotinas mudaram drasticamente, assim como a nossa forma de trabalhar. As empresas não tiveram outra opção sem ser agir em conformidade e adaptar-se a este novo mundo e às novas formas de trabalhar, especialmente ao trabalho a partir de casa. Mas na verdade como é que o mundo empresarial irá manter esta nova realidade?

Novo modelo empresarial: trabalho à distância

A maior parte das empresas adotaram medidas de segurança de forma imediata e têm vindo a desenvolver todos os seus esforços no objetivo nacional: ter todos os seus colaboradores a trabalhar de casa.

Algumas empresas têm um modelo de negócio que é compatível com o trabalho a partir de casa, como empresas ligadas à tecnologia. É importante ter em conta que este tipo de empresas já vinha a desenvolver este modelo de trabalho quando a necessidade o exigia e por isso a adaptação é relativamente suave. Contudo outros negócios mais tradicionais que necessitem de contacto presencial, como o retalho por exemplo, têm alguma dificuldade em estar maioritariamente em isolamento social.

Por esta razão é importante que as empresas que ainda têm colaboradores a trabalhar nas suas instalações continuem a fomentar fortemente as medidas de segurança: distância de segurança na desloção para  o trabalho e durante todo o dia, assim como a lavagem e desinfeção das mãos frequentemente.

Para os que já trabalham de casa, as empresas desenvolvem um esforço maior para os manter motivados, com espírito de equipa e acompanhados. Por isso, vemos cada vez mais as empresas a fazerem várias chamadas de vídeo por dia e a usarem estas ferramentas como elemento de proximidade. A Teleperformance Portugal está a desenvolver um programa, que nesta altura veio a validar-se de forma muito evidente, que permite aos seus colaboradores trabalharem de forma consistente a partir de casa. Se queres saber mais sobre este programa de trabalho a partir de casa da Teleperformance, vê o vídeo aqui.

O que deves fazer para te adaptares a este novo mercado?

Esta será, naturalmente, uma tendência que irá crescer em breve, por ser uma prática flexível que permite às empresas entregarem resultados tendo apenas acesso a um computador e internet. Alguns colaboradores acabam mesmo por preferir trabalhar desta forma, sendo uma solução que lhes permite ter uma vida mais agradável, em vez uma vida stressante.

Se procuras uma nova oportunidade por estares desempregado ou descontente com o teu atual trabalho, aproveita esta altura mais calma para preparares o teu plano em busca de um novo trabalho.

Juntámos 5 iniciativas essenciais que te vão ajudar a conseguir esse trabalho:

  1. Atualiza o teu curriculum
    Um bom curriculum é essencial para que as empresas se interessem no teu perfil e acabem por marcar uma entrevista, por isso tê-lo atualizado é crucial. Se precisares de ajuda, podes usar este template como base.
  2. Define objetivos de carreira
    Pensa sobre o tipo de trabalho que realmente gostas e sabes fazer bem. Como queres que a tua carreira cresça e onde queres estar daqui a 5 anos? Elabora um plano com objetivos.
  3. Foca-te nos alvos certos
    Já tens algumas empresas debaixo de olho? Concentra-te nessas em primeiro lugar: pensa como podes adaptar o teu CV ao que eles procuram e como podes ajudá-los a crescer.
  4. Prepara a tua primeira entrevista
    Agora que conseguiste uma entrevista, lembra-te de fazer uma pesquisa sobre a empresa e ajustar o teu vestuário à imagem que pretendes passar tendo em conta a empresa. Sabe mais dicas aqui.
  5. Não desistas e confia em ti
    Sabemos que por vezes este pode ser um processo desgastante, mas é essencial que mantenhas a procura e confies nas tuas competências. Vais conseguir!

Se achas que trabalhar a partir de casa se adequa a tua personalidade e forma de trabalhar, vê todas as oportunidades de trabalho que a Teleperformance Portugal tem para ti.

Vê também alguns dos benefícios que a Teleperformance oferece aos seus colaboradores e  algumas das regalias no trabalho a que terás acesso!