Participar em feiras de emprego virtuais não tem de ser uma preocupação, damos-lhe 12 dicas para ser bem-sucedido nestes eventos.
Falando em feiras virtuais de emprego, já se registou no Job Summit? Esta é uma grande oportunidade para contactar com os empregadores e encontrar o seu próximo desafio profissional.
O que é uma feira de emprego virtual e porque deve participar?
Uma feira de emprego virtual permite que empregadores e candidatos possam comunicar acerca das empresas e ofertas de emprego, tudo de forma remota.
Assim, a partir do conforto da sua casa (ou outro local) pode candidatar-se a dezenas de empregos, conhecer melhor as empresas que estejam a participar no evento e até ter entrevistas no momento.
O Job Summit realiza-se dia 13 de Outubro, das 9h às 20h, registe-se já!
Como funciona uma feira de emprego virtual e o que pode esperar
Nem todas as feiras de emprego são iguais, então pode esperar sempre uma experiência diferente.
No entanto, também existem semelhanças, assim:
- Primeiro, deve encontrar a feira mais adequada ao seu perfil. Ainda assim, existem feiras de emprego generalistas, não focadas numa área ou público específico, tal como a 6ª edição do Job Summit;
- Segundo, faça o seu registo de imediato, para que garanta o seu lugar. Fique atento a novidades referentes ao evento e a orientações que a organização possa dar (como ter de ter alguma plataforma instalada, ex. Zoom);
- Terceiro, a participação! Assim que a feira virtual se inicie, comece a explorá-la. Veja a que ofertas se quer candidatar e envie o seu currículo e esclareça todas as dúvidas que tiver com os recrutadores. Investigue todo o conteúdo disponível e a programação do evento, como a realização de Webinars, por exemplo.
12 dicas para feiras de emprego virtuais:
1. Faça o registo antecipadamente
Um registo antecipado permite-lhe ter acesso às novidades e informações que a organização possa partilhar.
2. Veja as apresentações pré-evento
Fique atento à divulgação da organização do evento sobre o mesmo, seja através do site, blog, redes sociais (Instagram, Facebook), entre outras formas.
3. Faça trabalho de casa
Esteja preparado, conheça as empresas que irão participar antes e estude-as. Entenda qual produto ou serviço a organização oferece e analise os anúncios recentes.
4. Verifique a sua tecnologia
Se possível, use um computador ou tablet, em vez de um dispositivo móvel. Além disso, teste toda a sua tecnologia com antecedência, incluindo computador, microfone e webcam.
5. Atualize o seu currículo e o perfil do linkedin
Prepare e atualize as suas informações com antecedência para que possa colocar o currículo atualizado na plataforma e caso um empregador solicite a sua página do LinkedIn, possa dar sem preocupações.
6. Envie candidaturas
Veja as ofertas de emprego disponíveis nas empresas do seu interesse e envie a sua candidatura, através do evento – a não ser que a empresa o solicite de outra forma.
7. Nas conversas de vídeo, olhe para a câmara
Sendo uma conversação virtual, as suas expressões faciais serão o que mais se destacará, afinal é a principal coisa que o empregador verá. Mantenha um bom contato visual, sente-se direito e sorria de forma natural.
8. Livre-se de distrações
Mantenha-se num ambiente livre de distrações. Aconteça o que acontecer, faça o seu melhor para se abstrair de ruídos ou incómodos.
9. Entreviste os recrutadores também
Por norma, os candidatos estão focados em garantir que são adequados para a empresa, no entanto, também é importante que perceba se a empresa é importante para si. E isso significa fazer perguntas especificas.
10. Pergunte como pode fazer o acompanhamento
Questione o recrutador se deverá fazer acompanhamento através de email, LinkedIn ou candidatando-se a outra vaga – ou até de outra forma.
11. Faça-o!
Depois de obter toda a informação necessária, siga em frente! Escreva uma mensagem profissional que os lembre de quem é e por que está a entrar em contato. Envie no máximo 24 horas após o evento.
12. Reflita sobre a sua experiência
Pense no que gostaria de melhorar nas futuras participações em feiras de emprego virtuais. Então, reflita sobre pontos como:
- Sentiu-se confortável ao falar com as empresas;
- Podia ter aproveitado mais o evento;
- Foi mais fácil utilizar a comunicação escrita ou por vídeo;
- Como melhorar a eliminação de distrações.
Fonte: The Muse
