Recrutar para um programa de trainees é uma estratégia que muitas empresas têm vindo a apostar nos últimos anos.

Perceber o que é um programa de trainees é essencial para este ser um sucesso. Então, é uma oportunidade de aprendizagem, em contexto profissional, para jovens recém-graduados.

Mas, serem recém-graduados não é uma regra fixa. Algumas empresas optam por definir uma faixa etária específica, por exemplo dos 21 aos 30 anos, para um candidato estar apto ao programa.

Por norma, quando uma empresa implementa um programa de trainees existe a expectativa de que o profissional fique na empresa.

O objetivo do programa é que o candidato conheça a empresa a fundo, ganhe experiência na sua área e entre no mercado de trabalho de uma maneira gradual.

Em Portugal, o programa de trainees costuma ter uma duração entre 1 a 2 anos.

4 dicas para conesguir um programa de trainees de sucesso

Nem sempre é fácil criar programas de trainees inovadores, o que limita a atração dos melhores talentos.

O ideal é criar programas diversificados, que abordam, pelo menos, quatro áreas distintas.

Com a ajuda do Factorial, deixamos-lhe então algumas dicas a seguir para se destacar e ter sucesso no seu programa de trainees:

1. Use o LinkedIn

O intuito do LinkedIn é promover a ligação entre profissionais. Então, é uma excelente ferramenta para divulgar o seu programa.

Certifique-se de que tem o título correto e uma explicação detalhada. O segredo é usar em demasia os filtros de pesquisa.

2. Participe em feiras de emprego

Estar presente nestas feiras pode criar um impacto maior entre o candidato e o recrutador, visto que ambos se conhecem pessoalmente.

Além disso, é um excelente local para arranjar candidatos adequados a frequentar um programa de trainees.

3. Publique os programas de trainees no site da empresa

Pense que o candidato faz uma lista das empresas onde gostaria de obter experiência profissional e procura diretamente nos sites das mesmas.

O ideal é ter um separador dedicado a “Carreiras” para divulgar estas e outras ofertas.

Além disso, o site da empresa é a fonte mais segura para o candidato, por isso, o conteúdo, duração e benefícios do programa devem estar presentes na oferta.

4. Invista em employer branding

Quando uma empresa decide criar um processo de recrutamento e seleção para um programa de trainees, investir em employer branding pode ser uma vantagem competitiva face aos outros programas.

Assim, os seus futuros candidatos terão uma imagem positiva sobre si, o que fará o seu recrutamento mais rico.

Vantagens dos programas de trainees para as empresas

São muitas as vantagens do programa de trainees para as empresas, entre elas:

Facilidade em criar padrões de trabalho

Esta é provavelmente a primeira experiência profissional do candidato, assim torna-se mais fácil otimizar a aprendizagem em contexto de trabalho.

Promoção de um rápido crescimento da empresa

Os jovens recém-graduados chegam à empresa com novas ideias e vontade de aprender. Esta atitude positiva permite à empresa crescer com rapidez.

“Jóias” profissionais

Existe sempre a possibilidade de que ao contratar um trainee, a empresa possa encontrar um excelente profissional. Assim, poderá conseguir reter o talento e mantenha uma relação profissional de sucesso.

Preenchimento de cargos antigos

Ao contratar jovens talentos, a organização assegura-se de que cargos antigos serão preenchidos. Assim, o risco de falta de crescimento da empresa e de alinhamento entre gerências diminuem.

Destaque no mercado

Ao oferecer um programa tão jovem, a empresa destaca-se no seu mercado. Não só demonstra que é capaz de estar a par das tendências do mercado, como valoriza o investimento na formação profissional dos jovens.

 

Então, para criar um programa de trainees e ter sucesso, invista tempo e criatividade nele, só assim irá atrair os melhores talentos.