Independentemente da altura em que esteja na sua carreira – início, meio ou fim – um mentor pode ajudá-lo.
Embora a maioria dos profissionais concorde que ter um mentor é benéfico, poucas pessoas sabem como encontrar um e garantir que seja um relacionamento produtivo e significativo.
Então, veja as 10 dicas que o The Muse sugere para o ajudar a descobrir e identificar o mentor certo para si e se preparar para uma mentoria bem-sucedida.
1.Entenda o que é um mentor
Um mentor é alguém que pode atuar como incentivador e guia, que o incentiva a candidatar-se a novas oportunidades e ajuda-o a navegar em situações desafiadoras, como a transição para uma nova função ou assumir uma tarefa desafiadora.
Muitas vezes, é alguém que trabalha no mesmo setor que você e/ou numa função semelhante, ou alguém que trabalha num setor ou função para o qual deseja trabalhar.
Então, um mentor responde a perguntas e dá conselhos.
2. Seja claro sobre os seus objetivos
Antes de procurar alguém para ser seu mentor, precisa refletir sobre o que espera aprender e obter com o ele.
O objetivo da maioria das pessoas é ter ajuda a superar uma transição ou obstáculo, ou a tornar-se melhor numa área de trabalho na qual precisa de mais apoio ou orientação.
Então, pense no seu propósito ao procurar um mentor, identifique as lacunas no seu desempenho profissional e o que precisa perceber melhor sobre o seu setor ou empregador.
3. Encontre as pessoas certas para orientá-lo
Depois de identificar aquilo em que precisa de ajuda ou que dúvidas tem sobre o seu setor, observe as pessoas à sua volta, incluindo colegas de trabalho, amigos e a sua rede de ex-colegas da faculdade, para encontrar um potencial mentor.
Ele não precisa de ser um executivo, pode estar apenas alguns níveis acima de si. Aliás, mesmo alguém poucos anos à sua frente pode ter conselhos mais práticos e relevantes do que alguém 20 ou 30 anos mais velho.
Se perceber que uma única pessoa não é capaz de ajudá-lo em tudo o que precisa, pode ter vários mentores ao mesmo tempo.
4. Certifique-se de procurar diferentes perspetivas
Concentre-se em encontrar mentores que trabalham em diferentes departamentos, para lhe dar uma perspetiva diferente e lhe ensinar novas habilidades.
Um mentor com uma perspetiva diferente ajuda-o a entender como trabalhar com pessoas diferentes, ajustar os seus estilos de comunicação e pensar de forma mais criativa.
5. Entre em contato e estabeleça uma relação
Não existe uma forma única de estabelecer uma relação de mentoria. A maioria das pessoas sente-se mais confortável iniciar uma conversa com um potencial mentor e permitir que essa relação se desenvolva organicamente.
Se deseja convidar alguém que não conhece para ser seu mentor, é sempre melhor pedir a um contato em comum que o apresente. Se não tem alguém em comum para apresentá-lo, estabeleça um ponto em comum, como serem da mesma universidade, trabalharem no mesmo setor ou pertencem à mesma organização profissional.
Fale sobre si, o seu trabalho e por que está a entrar em contato com ele.
Tem de estar disposto a ser aberto, vulnerável e honesto com o seu mentor sobre os seus desafios e fraquezas.
6. Seja específico sobre o que quer
Certifique-se de ajudar o seu mentor a entender aquilo em que está a trabalhar ou em que precisa de apoio, e porque o procurou a ele e não a outra pessoa.
Deve definir com que problemas ou questões deseja ajuda em cada reunião.
7. Facilite o seu mentor
Respeite o tempo do seu mentor, cuidando da logística – seja encontrar um local para a reunião ou agendar uma chamada pelo Zoom – para que ele possa apenas preocupar-se com dar conselhos.
Considere enviar uma lista com as suas perguntas um dia antes da reunião, para que seu mentor tenha tempo de pensar na melhor forma de ajudá-lo.
8. Ouça e mostre que valoriza o feedback dele
Se o seu mentor recomendar que tente uma ação ou sugerir que leia um livro, demonstre que está incorporando o feedback dele, contando-lhe o que aconteceu ao ter seguido o conselho.
Mostre o que tem aprendendo com ele.
Se se reunir pelo Zoom, peça permissão para gravar a sessão, permitindo assim que se concentre no que ele está a dizer durante a reunião, em vez de fazer anotações e ouvir tudo novamente mais tarde para realmente absorver os conselhos e pensar mais profundamente sobre as suas sugestões.
9. Os mentores provavelmente mudarão ao longo da sua carreira
É improvável que o mesmo mentor o guie desde a sua posição inicial até a um cargo mais elevado. Então, quem escolher para seu mentor, provavelmente mudarão de acordo com o seu estágio e o que mais precisa naquele momento.
10. Demonstrar gratidão
Seu mentor tem vida pessoal, trabalho e responsabilidades, então demonstre respeito não exigindo muito do tempo dele.
Além disso, encontre pequenas maneiras de demonstrar gratidão e gentileza, como uma oferta para apresentá-lo profissionalmente, o que seria benéfico para a carreira dele.
Entre também em contato só para saber como ele está, mesmo que esteja a trabalhar com novos mentores.
O importante é ter a certeza de que os seus mentores saibam que se importa com eles tanto quanto espera que eles se importem consigo.