Há muitos livros que o podem inspirar, educar e ajudar a fazer crescer o seu negócio.

Então, seja empreendedor ou freelancer, neste artigo conheça 10 livros, sugeridos pelo InvoiceXpress, que lhe dão conselhos que pode aplicar facilmente no seu negócio.

10 livros para o ajudar a fazer crescer o seu negócio

​​1. 4 Horas por Semana

Neste livro, o autor Timothy Ferriss partilha a sua história e explica como passou de estar sobrecarregado com trabalho a criar um melhor equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Em suma, é um guia prático sobre como diminuir o número de horas de trabalho para viver uma vida mais livre, através da delegação de tarefas.

Oferece ainda uma visão muito prática sobre como a vida é e como pode ser, explicando como cada pessoa pode mudar o seu estilo de vida sem precisar de atingir o estatuto de “milionário”.

2. O Ano de 12 Semanas

“O Ano de 12 Semanas” defende uma abordagem diferente à forma como as empresas fazem o planeamento dos seus objetivos e tarefas.

Os autores Brian P. Morgan e Michael Lennington sugerem que o planeamento da empresa deve ser feito apenas para 12 semanas (aproximadamente 3 meses), ao invés dos 12 meses.

O principal argumento dos autores é que, num ano tradicional com 12 meses existem períodos de maior produtividade e outros de menor produtividade, já em ciclos de 12 semanas, não há muita margem de manobra no que toca a tempo, o que o ajudará a manter-se focado durante todo esse período.

3. Hábitos Atómicos

Este livro é da autoria de James Clear, um empreendedor e fotógrafo, onde partilha a estratégia de melhoramento pessoal que ele próprio utilizou.

James Clear defende que os maus hábitos não são o resultado de uma falta de vontade para os mudar, mas sim a falta de uma estratégia eficaz. Então, ele explica a ciência por trás da criação de hábitos, porque é que os maus hábitos persistem e um plano de ação que qualquer um pode aplicar para mudar os seus hábitos.

4. Deep Work

“Deep Work” defende que uma das capacidades mais valiosas e raras nos dias que correm para qualquer trabalhador é a capacidade de se concentrar numa tarefa exigente, sem distrações.

O autor Cal Newport explica que o domínio desta capacidade permite processar informações complicadas com mais eficiência e, consequentemente, obter melhores resultados em menos tempo.

Este livro está dividido em duas partes principais. Na primeira, o autor argumenta que quase todas as profissões podem beneficiar muito com a aplicação de um método de trabalho focado, sem distrações.

Na segunda parte, apresenta um plano de treino rigoroso, apresentado em quatro “regras” para transformar a sua mente e os seus hábitos para que consiga desenvolver esta capacidade.

5. A Estratégia Oceano Azul

Este livro apresenta um forte argumento sobre a estratégia que facilitará um sucesso duradouro e que este não vem da capacidade de lutar contra a concorrência direta num nicho de mercado.

Defende a criação de “oceanos azuis”, ou seja, áreas do mercado inexploradas, onde há mais espaço para uma empresa crescer.

Os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne descrevem princípios estratégicos e dão ferramentas que os leitores podem aplicar a qualquer mercado para que possam dominar o seu nicho.

6. De Bom a Excelente

É um livro de gestão de negócios cuja aplicação e pertinência continua a resistir ao passar do tempo.

Neste livro, o autor Jim Collins explica como algumas boas empresas passaram a ser excelentes, chegando até a transformar a sua indústria para melhor, e ainda as razões pelas quais a maioria das empresas não consegue fazer esta transição.

O autor defende que muitas pessoas e empresas se contentam em serem apenas boas por ser mais fácil e nem tentam ser excelentes, o que cria uma oportunidade para a sua concorrência.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Um livro de leitura obrigatória para qualquer profissional que tenha de lidar com pessoas no seu dia a dia. Dá-lhe as ferramentas de que precisa para ser um melhor líder, ouvinte e construir melhores relações.

Foi escrito nos anos 30, mas os conceitos que descreve são intemporais. Este é um guia sobre como se dar bem com as pessoas e mostra que, para isso, apenas precisa de ser genuinamente simpático com elas e mostrar interesse nas suas vidas.

8. Marketing Digital para Empresas

O livro “Marketing Digital para Empresas” foi lançado em 2018 e escrito por 6 dos maiores especialistas de diferentes áreas do marketing digital em Portugal: André Novais de Paula, André Zeferino, Frederico Carvalho, Marco Gouveia, Paulo Faustino e Virgínia Coutinho.

O objetivo é partilhar ensinamentos práticos, conselhos, dicas e ferramentas para pequenas e médias empresas que queiram aprender a usar estratégias de Marketing Digital na promoção dos seus negócios.

Este livro aborda 6 secções diferentes, cuja aplicação irá ajudá-lo a aumentar a sua faturação online: Sites e Landing Pages, Search Engine Optimization (SEO), Google Ads, Redes Sociais, Email Marketing, Medição e Performance.

9. Primeiro Pergunte Porquê

O objetivo deste livro é explicar porque é que algumas pessoas e empresas são mais inovadoras, influentes e lucrativas do que outras.

O principal argumento do autor – Simon Sinek – é que os líderes que tiverem maior influência, agem e comunicam da mesma forma, e esta é o oposto da forma como a maioria das pessoas funciona.​

O autor introduz ainda a ideia do “Círculo Dourado”, onde tudo começa com a pergunta: “Porquê?”. Ele também faz um ótimo trabalho ao usar citações motivacionais na sua escrita, portanto este é um livro muito inspirador.

10. Pensar, Depressa e Devagar

Este livro explica que existem dois sistemas que conduzem a forma como pensamos e tomamos decisões. Um destes sistemas é rápido, intuitivo e emocional, o outro é mais lento, deliberado e lógico.

O autor Daniel Kahneman é economista e psicólogo e explora como estes dois sistemas⁠ trabalham em conjunto para moldar o nosso pensamento e nos ajudam a tomar decisões.

Também explica quando podemos confiar na nossa intuição e como podemos aproveitar os benefícios do pensamento lógico.

Este livro, não só é importante para os empreendedores que querem melhorar a sua capacidade de tomada de decisão, como também é uma excelente leitura para profissionais de marketing que procuram perceber melhor como os seus consumidores tomam decisões.