Em Outubro entraram em vigor as novas taxas de IRS do Governo, sabe se vai receber mais salário com as novas tabelas de IRS?
Para ajudar, a DECO PROTeste lançou uma ferramenta que “permite a qualquer trabalhador por conta de outrem ou pensionista calcular de forma simples e rápida o valor líquido que irá receber com a entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de IRS, a 1 de Outubro”.
Estas novas tabelas, que vigoram até ao final de 2025, vêm substituir as tabelas dos regimes excecionais especiais aplicadas em Agosto e Setembro.
Reembolsos em 2026 podem ser menores
As novas tabelas levam a um aumento do rendimento mensal disponível para a maioria dos portugueses, no entanto, isto terá impacto no IRS em 2026.
Se há menos impostos retido todos os meses, o valor acumulado para o acerto final será menor, por isso preveem-se reembolsos menores.
Com isto, a DECO alerta que “contribuintes habituados a receber reembolsos poderão verificar uma diminuição significativa desses valores, ou até mesmo enfrentar a necessidade de pagar imposto adicional”, tal como já aconteceu em 2025.