O período experimental de um contrato de trabalho é o período durante o qual empregador e trabalhador avaliam o interesse comum na manutenção ou não da relação laboral. Embora o período experimental não seja obrigatório, é bastante comum e deve ser encarado por ambas as partes como uma boa oportunidade para testar e validar a compatibilidade de perfis, desempenho, entre outros.
Duração do período experimental
Contratos por termo indeterminado:
- 90 dias
- 180 dias para cargos de elevada complexidade técnica, responsabilidade ou confiança
- 240 dias para cargos superiores ou direcção
Contratos a termo:
- 30 dias, para contratos com duração igual ou superior a 6 meses
- 15 dias, para contratos com duração inferior a 6 meses
Denúncia de contratos durante o período experimental
- Durante o período experimental qualquer das partes pode denunciar o contrato de trabalho sem aviso prévio, justa causa ou direito a indemnizações
- Quando o período experimental já exceder 60 dias, o empregador tem de dar um aviso prévio de 7 dias
- Quando o período experimental já exceder 120 dias, o empregador tem de dar um aviso prévio de 15 dias
O período experimental de um contrato de trabalho é período durante o qual empregador e trabalhador avaliam o interesse comum na manutenção ou não da relação laboral. Embora o período experimental não seja obrigatório, é bastante comum e deve ser encarado por ambas as partes como uma boa oportunidade para testar e validar a compatibilidade de perfis, desempenho, entre outros.
Para informação mais detalhada, consulte os artigos 111º a 114º do Código de Trabalho, disponível aqui.


Desculpem, mas dizerem como se faz um currículo ou uma carta de apresentação não é suficiente. Deveriam colocar modelos de cartas de apresentação e currículos, é uma sugestão de melhoria para o site e para o blog.
Outro ponto importante é que a maior parte das ofertas são todas na área das vendas e publicidade, porque não diversificar mais um pouco. Vocês afirmam que as empresas com as quais trabalham são todas credíveis. Pois é, mas a verdade é que as ofertas de emprego, quando dizem promotor de vendas, geralmente não são assim tão fiáveis. Eu já fui enganado por uma oferta de emprego de um jornal para promotor de vendas, era uma empresa que associada à optimus home, “promovia” os produtos desta. Fui explorado de todas as maneiras e quando sai de lá não vi o dinheiro dos contratos que tinha feito. São empresas, que se dizem trabalhar em parceria com a optimus, por exemplo. Este é um alerta ao vosso site para este tipo de ofertas. E também ás pessoas para que tenham cuidado com este tipo de empresas.