Com a nova funcionalidade do Alerta Emprego pode pesquisar a base dados de candidatos e ter acesso a centenas de CVs de candidatos com o perfil que procura.
Depois de seleccionar os que têm o melhor perfil, o passo seguinte é pegar no telefone.
Quando abordar candidatos que não se candidataram a uma das suas funções:
1. Introduza-se e à sua empresa
Comece por dizer o seu nome e sua empresa/ empresa que está a representar. Faça um apresentação curta, para não perder a atenção do (potencial) futuro colaborador.
2. Mostre porque está a ligar
Mostre desde logo que está a entrar em contacto por causa de processos de recrutamento que podem eventualmente ser interessantes para o candidato.
3. Pergunte se é a altura certa para falar
Confirme com o candidato se é uma boa altura para conversar (caso o candidato esteja a trabalhar, pode não ser o momento indicado). Caso não seja, pergunte quando seria uma boa data/hora para uma breve conversa.
4. Indique onde encontrou o perfil/CV
Refira que encontrou o seu curriculum vitae na base de dados do Alerta Emprego. Algumas pessoas ficam de pé atrás com contactos de desconhecidos e ficam na dúvida de como é que alguém conseguiu o seu número de telefone.
5. Explique porque está a contactar o candidato
Indique quais as competências ou experiência que despertaram a sua atenção. Foi o número de anos de experiência na área? Foi a proficiência numa língua estrangeira? Foi a empresa onde trabalhou anteriormente? Aproveite este momento para tornar a conversa sobre o candidato, em vez da empresa.
6. Descreva a oportunidade de emprego
Por este altura, já deverá conseguir perceber se o candidato está disponível para ouvir qual a oportunidade que tem para oferecer. Descreva brevemente a oportunidade que tem pensada para o candidato. Utilize o nível de detalhe que achar conveniente para perceber se o candidato poderá estar interessado.
7. Confirme se o candidato pode estar disponível e interessado na vaga
Questione-lhe directamente se ficou interessado e se está disponível para falar em mais detalhe, numa entrevista de emprego. Não vale a pena “perder” mais tempo com um candidato que não vai aceitar a sua proposta.
8. Faça questões para garantir que o candidato tem o perfil indicado
Se o candidato tiver disponibilidade para continuar o telefonema, pode fazer uma mini-entrevista por telefone. Faça perguntas que o ajudem a decidir se o candidato tem o que é preciso para ser bem sucedido na função.
9. Agende a entrevista de emprego
Termine o telefonema com uma data de entrevista presencial acordada. Forneça os seus contactos e morada da empresa e despeça-se relembrando o candidato de que ficou bastante interessado no seu perfil.

