Quer tornar o seu trabalho mais fácil e mais feliz? Tudo começa com um “porquê?”.

O “porquê” do que estamos a fazer nem sempre é óbvio ou inerente, mas ele está lá. Então, o objetivo é procurar ativamente o sentido no seu trabalho.

Segundo o The Muse, uma pesquisa com mais de 2000 profissionais americanos, de 26 setores, descobriu que os funcionários sentem mais satisfação no trabalho quando este parece significativo.

Além disso, o estudo revela ainda que funcionários que consideram o seu trabalho mais fácil e mais feliz – e significativo – são mais propícios a ter aumentos e promoções. E ainda, tendem também a trabalhar mais e a ser mais produtivos.

Então, encontrar um propósito no nosso trabalho, todos os dias, é a melhor coisa que podemos fazer para tornar o nosso trabalho mais fácil e mais feliz.

Mas, saber isso e aplicá-lo são duas coisas diferentes. Por isso, é importante saber como adotar este hábito.

Como adotar o hábito e ter um trabalho mais fácil e mais feliz

É simples: sempre que estiver a iniciar uma nova tarefa, reserve um momento para se perguntar “Por que estou a fazer isto? Que significado posso dar a esta tarefa?”.

Com base nesse hábito, se em cada transição de tarefa reservarmos um momento para fazer essas questões a nós mesmos, podemos estar a dar mais significado à tarefa em questão e ficar mais motivados para concluí-la.

O objetivo é que essa tarefa lhe dê um sentimento positivo, uma sensação de satisfação ou maior capacidade de concentração.

Em alguns casos, como quando está a trabalhar numa tarefa repetitiva e particularmente monótona, o significado que encontra pode ser apenas manter o seu chefe feliz e assim manter o seu emprego. E está tudo bem com isso!

Por exemplo:

  • Porque vou limpar minha caixa de entrada do email? Para reduzir os meus níveis de stress e me sentir mais leve antes de ir para casa;
  • Porque vou preencher este ficheiro? Para ter todos os registos e para que a equipa funcione com eficiência;
  • Porque vou participar nesta reunião? Apoiar as pessoas com quem trabalho e oferecer ajuda onde posso.

Qualquer tarefa pode ter o seu significado, seja um trampolim para algo maior, uma oportunidade para ser um exemplo para os outros, uma saída criativa ou ser uma forma de apoiar alguém.

Quando conseguimos ver como o que fazemos se enquadra num todo, sentimos felicidade e realização.