aumento salário

Qual a melhor altura para pedir um aumento? Numa economia em recessão não é fácil conseguir progressão salarial. No entanto, será mais bem sucedido se falar com o seu empregador numa das ocasiões ideais identificadas pelo Pay Scale:

Peça um aumento após ter tido sucesso:

A melhor altura para pedir um aumento do salário é no seguimento de um grande sucesso. As vendas aumentaram por sua causa? A sua empresa conseguiu uma parceria com um Cliente muito importante? Então agora é a altura ideal para mostrar ao empregador porque merece um aumento, já que é um grande benefício para a empresa. Venda-se enquanto conversa com o seu patrão!

Peça um aumento de após ter recebido mais responsabilidades:

Se lhe foi dada mais responsabilidade, foi-lhe dado mais trabalho. Quer isto dizer que a empresa considera que é um bom profissional e confia no seu trabalho. Aproveite esta oportunidade para explicar porque deve receber um aumento.

Peça um aumento depois de fazer o “trabalho de casa”:

Pesquise qual o vencimento que os seus colegas de profissão recebem. Qual o ordenado médio para um funcionário com a mesma função, estudos e competências no mercado laboral? Utilize como argumentos “Eu estou a trazer benefícios e lucros para a empresa” e “Nas outras empresas, alguém com a minha função recebe cerca de XX €.” Atenção! Deve ter em atenção o tamanho da empresa e os lucros. Se a empresa é muito pequena, é mais difícil chegar ao nível de salário recebido numa multinacional.

Peça um aumento no Outono:

Entre Outubro e Novembro as empresas delineiam os Orçamentos para o ano fiscal seguinte. Aproveite esta altura para pedir um aumento, já que o mesmo poderá ser considerado na execução do Orçamento. Se deixar para Dezembro o seu pedido, poderá já não haver budget disponível.

Peça um aumento no início da semana:

Lembre-se que o seu empregador também é uma pessoa e, por isso, à sexta de manhã já está a pensar no fim-de-semana. Peça para conversar sobre o seu ordenado no início da semana, quando o seu patrão ainda está descansado e com interesse no que lhe vai dizer.

 

Acima de tudo, é importante que saiba como pedir um aumento. Deve ter argumentos fortes e fundamentados, e é importante que o empregador reconheça o bom trabalho que tem vindo a fazer. Lembre-se que, num ambiente de recessão económica, é mais difícil conseguir um aumento do salário, por isso não fique desiludido se o seu pedido não for aceite imediatamente. Esforce-se por mostrar ao empregador que merece mais dinheiro ao fim do mês.