bons relacionamentos

Construir bons relacionamentos no seu local de trabalho é um fator muito importante para ser bem-sucedido na carreira profissional. Não significa que tem ser extramente extrovertido em todas as situações, mas significa que precisa de fazer um esforço para conhecer as pessoas com quem trabalha e aprender sobre quais as competências que têm.

Apesar de estar no seu emprego para fazer o seu trabalho, certamente terá uma experiência mais agradável quando gosta das pessoas que estão à sua volta e das pessoas da sua equipa ou departamento, por isso tenha um bom começo.

É verdade quando se diz que existe uma oportunidade para causar uma primeira boa impressão, por isso certifique-se que dá o seu melhor sempre que tem a hipótese de criar novos relacionamentos no seu emprego.

Se dá o seu melhor todos os dias, os seus colegas irão perceber que podem precisar de si para realizar um bom trabalho. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas negativas e que reclamam constantemente sobre determinada tarefa.

Como criar relacionamentos positivos no local de trabalho

Veja algumas dicas para estimular relacionamentos positivos no local de trabalho:

  • Seja uma pessoa amigável e seja aquele que encoraja os seus colegas de trabalho.
  • Seja responsável. Se diz que faz, então faça. Caso não consiga completar uma tarefa, por algum motivo, então certifique-se que as informações são comunicadas às pessoas envolvidas.
  • Caso partilhe o escritório, seja atencioso. Verifique como funciona o espaço e respeite. Existem pessoas que gostam e precisam de trabalhar em silêncio, outras preferem trabalhar com música de fundo. Certifique-se também que as pessoas em seu redor não ficam loucas com os seus hábitos.
  • Compreenda que as pessoas são únicas e que se concentram muito nas qualidades positivas e não nas negativas. Obviamente que não vai ser amigo de todos, mas pelo menos tente ser profissional e cordial nas suas interações.
  • Deixe os mexericos de lado. Não vai quer ganhar a reputação de bisbilhoteiro.
  • Comunique, comunique, comunique. Os seus colegas não lhe leem a mente, como tal, tenha a certeza que regularmente comunica com estes e com o seu chefe.