Actualmente, a maior parte da comunicação na procura de emprego, candidaturas e em networking é feita via-email. Os empregadores recebem centenas de e-mails por dia e, na maioria dos casos, o que decide se um e-mail é aberto ou ignorado é o que está escrito no “assunto”.
Para se certificar que os seus e-mails são lidos, é necessário ter um “assunto” claro e profissional. Leia de seguida algumas dicas sobre como escrever um forte e atractivo “assunto” que cative os recrutadores desde o início.
Porque é tão importante?
O “assunto”, assim como o nome e o e-mail de quem envia, é a primeira impressão que o recrutador tem da sua candidatura. Com tantos e-mails a serem enviados hoje em dia com vírus, spam e informações irrelevantes, a maioria das pessoas raramente abre todos os e-mails que recebe, e a decisão de ler ou não ler é feita sobretudo com base no “assunto”.
Deixar este elemento em branco, provavelmente colocará o seu e-mail na pasta de spam ou fará com que seja automaticamente apagado.
Dicas para escrever um “assunto” eficaz
1. Seja profissional: esta dica aplica-se tanto ao “assunto” como ao endereço de e-mail. O “assunto” não deve incluir palavras informais tais como “olá” ou “tudo bem?”. Utilize linguagem profissional e educada.
Para além disso, certifique-se de que tem um endereço profissional – meninalinda@mail.com pode levar o recrutador a questionar se está a levar a candidatura a sério.
2. Defina o seu objectivo: tem de se certificar que o “assunto” será relevante e do interesse do recrutador. Torne-o interessante utilizando palavras-chave relacionadas com o motivo pelo qual está a escrever.
Se está a relacionar-se, defina aquilo em que está interessado ou por que motivo está a contactar a pessoa. Pode estar a pedir informação ou a requerer uma reunião, conselhos ou referências.
Se o contacto foi recomendado por terceiros, inclua o nome da pessoa no “assunto”.
3. Mencione o título do anúncio: se o objectivo do seu e-mail é candidatar-se a um emprego, deve utilizar o título do anúncio no “assunto” do e-mail, para que o recrutador saiba a que vaga se está a candidatar. É possível que uma empresa tenha diversas posições em aberto e será mais fácil saber qual a sua área de interesse.
Referir o título da vaga também é vantajoso para casos em que as empresas têm filtros automáticos que organizam os currículos. Pode também incluir o seu nome ou “recomendado por” caso alguém o tenha sugerido para se candidatar.
Se enviar um e-mail de acompanhamento ou de agradecimento utilizar a palavra “Obrigado” antes do título do anúncio pode ser uma vantagem.
4. Seja curto e específico: quanto mais específico for mais fácil será para o receptor categorizar o seu e-mail de forma rápida e responder apropriadamente. Seja tão sucinto quanto possível uma vez que frases demasiado longas podem ser cortadas e perder informação importante. Utilize as primeiras palavras para ir directo ao assunto.
Exemplos de “assuntos” de e-mail
- Vaga Assistente Administrativo – Ana Lopes
- Candidatura de Emprego – Diogo Silva
- Anúncio Director de Gestão
- Anúncio de Emprego #212: Técnico de Recursos Humanos
- Candidatura Marketing Digital – Marta Gomes
- Nova Oportunidade: Web Developer
- Director de Vendas à procura de Novo Desafio – 10 anos de Experiência
- Técnico de Frio – Currículo
- Candidatura – Recomendado por Afonso Costa
- Pedido de Entrevista – Estudante Universitário
- Obrigado! Assistente Administrativo – Entrevista
- Acompanhamento de Entrevista – Assistente Marketing
Fonte: The Balance
Boa tarde, Prezados
venho por este meio me canditar para a vaga de gestor de contrato, segue em anexo o meu cv e o meus certificados
desde ja agadeço a opurtunidade
Bom dia!
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