Carreira: 5 coisas a fazer aos 20 anos para colher aos 40

 

Se ainda está na “casa dos vintes” e em início de carreira, há coisas sobre as quais deve começar já a pensar. Certas acções que tenha agora vão trazer-lhe dividendos quando chegar aos 40. Evite chegar a essa altura e a dar consigo a pensar: “porque não fiz isto há 15 anos?”.

Portanto, veja o que deve fazer desde o início:

  1. Não tenha medo de falar com os “gurus”

A maioria dos profissionais em início de carreira deveriam falar com os especialistas da sua área, mas a verdade é que não se sentem à vontade e ficam paralisados ao pensar em abordar um perito conhecido na sua área. Deixe-se disso. Muitos profissionais experientes (e bem sucedidos), vão recebê-lo bem porque gostam de partilhar conhecimentos. Além disso, esses “gurus” lembram-se de ter estado no seu lugar quando começaram a sua própria carreira, portanto vão gostar de falar consigo. Experimente abordá-los.

As melhores pessoas para abordar são aquelas que fazem bem o trabalho que você pretende fazer daqui a 10-15 anos. Para além de poder aprender muito com as pessoas que já passaram pela sua experiência, elas podem ser-lhe úteis para abrir algumas portas.

Saiba também o que deve (e não deve) fazer ao iniciar um novo emprego.

  1. Afirme-se como perito na sua área desde o início

Pensa que não pode ser visto como um líder naquilo que faz profissionalmente? Pense melhor. Ao ganhar experiência, é bom começar a criar um hábito regular de mostrar às outras pessoas a sua paixão e conhecimentos na sua área. Existem várias plataformas (especialmente o LinkedIn) onde pode publicar artigos, colocar perguntas e partilhar notícias sobre a sua área e aquilo que anda a fazer. Pense também em criar o seu próprio blog pessoal.

Comece a ficar no radar das pessoas e a ser considerado como alguém que percebe do seu trabalho e ama o que faz. Porquê? Porque essas pessoas vão pensar em si em primeiro lugar quando surgirem boas oportunidades relacionadas com a sua área.

  1. Faça sacrifícios e assuma riscos enquanto é livre

Normalmente, quando ainda está na casa (idade) dos vintes, as suas responsabilidades e obrigações ainda são poucas. Mesmo que até já tenha casa e contas a pagar, a maioria ainda não está casado e com filhos (e cães, e pais idosos, etc.) o que o deixa mais liberto para fazer uma maior aposta na carreira, ou trabalhar mais horas, ou fazer outros sacrifícios elevados. Se errar, há tempo para recuperar.

Isto não quer dizer que seja imprudente. A questão é que estes são os melhores anos para se correrem riscos na carreira. E isso pode ser recompensado quando chegar aos 40 anos.

Já agora vá também pensando nestes 5 tipos de pessoas que são promovidas no trabalho.

  1. Tire proveito das formações pagas pela empresa

Se trabalha numa empresa que paga formações e certificados, agarre esta oportunidade. MESMO. A aprendizagem contínua é vital para o crescimento de qualquer profissional. Portanto, se alguém lhe oferece esta oportunidade, agarre-a.

Não tem a certeza de que a formação lhe pode trazer benefícios no futuro? Faça isto: veja os  anúncios de emprego para funções um ou dois níveis acima daquela onde se encontra neste momento. Repare nas competências necessárias e preferenciais que vêm nesses anúncios. Se pedirem competências, certificados, ou cursos que não tem, é porque deve pensar melhor na sua formação e aproveitar ao máximo tudo o que lhe for oferecido.

  1. Mantenha o contacto com as pessoas que se vão cruzando consigo

As pessoas dos seus trabalhos anteriores podem tornar-se os seus mentores, confidentes, clientes e aliados ao longo dos anos. Daqui a 15 anos pode vir a ganhar um cliente só porque ele trabalhou consigo anteriormente. Ou imagine que um ex-colega ou chefe abre uma nova empresa e se lembra de si para director daqui a 10 anos? Enfim, há um infindável número de situações que poderão vir a acontecer e que podem melhorar a sua carreira.

Quando está no início da sua carreira, pode ser difícil descobrir quais as sementes que deve plantar (e quando). Mas acredite que a sua estratégia de hoje vai ajudá-lo a longo prazo.

Pense bem nisso e mantenha o contacto com as pessoas que vai conhecendo ao longo da sua vida. Elas podem ajudá-lo no futuro.

 

Mesmo que já tenha passado a idade “dos vintes”, nunca é tarde para começar. Siga estas dicas e vá em frente.

 

Veja este artigo no Themuse.