Está com problemas com algum colega de trabalho? Pode ser frustrante quando esse colega se comporta de modo inapropriado, ou quando não está a fazer o seu trabalho, ou quando simplesmente está a impedi-lo de obter sucesso dentro da empresa.

Pode sentir-se tentado em levar este problema aos seus superiores. Contudo, isto pode não ser do seu melhor interesse, uma vez que contornar o seu colega e ir diretamente a um superior pode criar mais problemas entre você e o seu colega.

Deste modo, considere seguir estas dicas se algum dia se encontrar numa situação destas:

Não tente denegrir a imagem do seu colega

Falar nas costas de alguém nunca é a solução. É compreensível a sua ira e frustração, mas não comece a contar essa situação a todo o escritório. Eventualmente vai acabar aos ouvidos desse colega. E caso esse colega se sinta ameaçado ou difamado, pode aumentar as proporções do problema. Ninguém gosta de ter uma má imagem, principalmente no trabalho.

Tente conversar com o seu colega

Antes de passar por cima do seu colega, tente conversar com ele. Demonstre respeito ao partilhar com ele as suas preocupações antes de falar com o seu chefe. Para além disso, se for diretamente expor a situação a um superior sem antes conversar com a pessoa, arrisca ficar com uma má imagem. Tente primeiro resolver as coisas entre si e o seu colega.

Dê uma oportunidade para o colega explicar o seu lado

Se expor esta situação a um superior sem dar ao seu colega uma oportunidade para se defender, o mesmo vai-se sentir injustiçado, que por sua vez vai deteriorar ainda mais a vossa relação. Ceda a oportunidade ao seu colega para se explicar.

Talvez o ajude a entender o seu comportamento e até consigam encontrar uma solução que respeite ambos os lados.

Se tudo isto falhar, sugira expor a situação em conjunto com um superior

Se não conseguem encontrar a solução ideal para ambas as partes, então sugira levar o problema em conjunto a um superior. Desta forma, ambos expuseram os seus lados sem falar nas costas um dos outros.

Não deixe um colega difícil afetá-lo. Siga as dicas acima para conseguirem resolver o problema em conjunto.

 

Fonte: Work It Daily