Em 2105, os marketers gastaram mais de 514 milhões de dólares só em publicidade mundial, quer em produtos e serviços, quer ao nível cooperativo. Este dinheiro é investido para atrair clientes e gerar mais e mais vendas. A gestão da carteira de clientes é uma prioridade para qualquer empresa, e quando feita corretamente, novos clientes surgem e outros voltam.

Então ignoraria um cliente?  É claro que não!

Na área do recrutamento, tanto as empresas como as recrutadoras contratadas por vezes ignoram os candidatos. E isso é visível de várias maneiras, mas ainda assim as mais comuns são:

  • Emails de candidatos sem respostas;
  • Submissão de candidaturas sem respostas;
  • Telefonemas e mensagens de voz são evitadas.

Pois é, mas devemos pensar que os candidatos de hoje podem vir a ser os clientes de amanhã. Por exemplo, imaginemos um anúncio de um produto que decidimos comprar, e a empresa acaba por nos ignorar. Certamente não volta a comprar nessa empresa.

Muitas recrutadoras queixam-se com a falta de tempo, e que não conseguem responder a todas as candidaturas submetidas, então aqui ficam algumas dicas de forma a gerir melhor o seu tempo e responder a todos os candidatos:

1. Anúncios de emprego:

Pode parecer óbvio, mas certifique-se que em todos os seus anúncios de emprego tem um “call to action” com “Candidatar-me” ou “Submeter Candidatura”. Desta forma o candidato candidata-se à oferta de emprego, acabando por não dispensar muito tempo na procura de um contacto nas redes sociais ou a enviar um email.  Pode sempre incluir algo do género:

A “nome da empresa” todos os dias recebe inúmeras candidaturas e como tal usamos um sistema de triagem que nos ajuda a selecionar os candidatos que melhor correspondem às nossas ofertas de emprego. Ao candidatar-se através do nosso site garantimos a receção da sua candidatura e indicamos onde pode acompanhar o seu processo.

2. Emails:

Não é recomendável uma resposta automática, pois existem outras formas de resposta rápida às candidaturas submetidas. Por exemplo, se usa o Outlook pode usar o botão de “Respostas Rápidas” de texto automático. Veja o exemplo:

Olá,

Obrigado pelo seu currículo. A melhor forma de se candidatar à nossas ofertas é através do nosso site. Recebemos todos os dias inúmeras candidaturas e como tal usamos um sistema de triagem que nos ajuda a selecionar os candidatos que melhor correspondem às nossas ofertas de emprego. Ao candidatar-se através do nosso site garantimos a receção da sua candidatura e onde pode acompanhar o seu processo. Adicione o seu CV no nosso sistema e receberá atualizações através do nosso email.

Cumprimentos

Nome da Empresa

3. Chamadas telefónicas:

Se trabalha numa recrutadora, precisa de aceitar que trabalha com pessoas e como tal precisa de falar com elas. Por vezes os recrutadores estão cheios de trabalho e demasiado ocupados e a melhor maneira de ignorar todas as distrações é “enterrar” a cabeça no trabalho e esquecer o resto. Então se for caso disso configure a sua caixa de correio, como por exemplo:

Olá,

Ligou para “nome do profissional”. Obrigado pelo contacto, mas de momento não estou disponível. Caso pretenda candidatar-se às nossas ofertas, pode fazê-lo através do nosso site www.empresa.pt/carreiras e verificar todas as vagas em aberto.

4. ATS:

É uma ferramenta fundamental para o processo de submissão das candidaturas, e quando configurada corretamente, pode e muito ajudar nas respostas aos candidatos, de forma a acompanharem o processo da sua candidatura. A maioria destas ferramentas tem a capacidade de enviar notificações quando o status dos candidatos estão atualizados no sistema. Damos-lhe algumas dicas de utilização das notificações:

  • Candidatura:

Olá “nome do candidato”

Obrigado por se candidatar à oferta de emprego.

Neste momento estamos a analisar todas as candidaturas, o que terá uma resposta no prazo de 7 dias sobre o seu processo.

Todas as nossas ofertas estão expostas em www.empresa.pt/carreiras e desafiamo-lo a pesquisar e candidatar-se às ofertas que mais se enquadram ao seu perfil.

Cumprimentos,

Equipa de recrutamento

“Nome da empresa”

  • Rejeição:

Olá “nome do candidato”

Obrigado por se candidatar à oferta de emprego.

Recebemos regularmente um número elevado de candidaturas para cada oferta de emprego, e infelizmente, a sua candidatura não foi bem-sucedida para a oferta em causa. Todas as nossas ofertas estão expostas em www.empresa.pt/carreiras e desafiamo-lo a pesquisar e candidatar-se às ofertas que mais se enquadram ao seu perfil.

Cumprimentos,

Equipa de recrutamento

“Nome da empresa”

 

Resumo

Bem sabemos que nenhum dos conselhos acima são inovadores, mas a verdade é que muitas empresas agem mal no que diz respeito a este tema. Lembre-se que cada vez que apagar uma candidatura sem responder, essa candidatura pertence a um candidato que futuramente pode ser seu cliente. Configure o seu sistema e automatize alguns destes emails e vai ver que será um processo rápido.

 

Tem dificuldades em responder a todos os candidatos? Conheça o nosso Gestor de Candidatos, onde consegue responder a todos de uma só vez.

Fonte: The Undercover Recruiter