Como o voluntariado pode contribuir para a sua carreiraSendo um aspeto importante na contratação dos colaboradores para certas empresas, o voluntariado pode contribuir para se diferenciar dos outros candidatos.

As competências e atributos pessoais que as empresas procuram nos profissionais mudam à medida que o mercado de trabalho evolui. E a responsabilidade social corporativa é apenas um dos aspetos a ganhar um maior destaque em certas empresas.

Além disso, os candidatos também estão mais dispostos a trabalhar num ambiente que promova a ética e a sustentabilidade. Assim sendo, de que forma o voluntariado pode contribuir para a sua carreira? 

O voluntariado oferece a oportunidade de adquirir experiências e competências que um ambiente de trabalho normal não pode oferecer. As empresas agregam muito valor a estas atividades porque compreendem que a exposição a diferentes ambientes e práticas de trabalho têm uma aplicação empírica dentro da empresa.

Os benefícios do voluntariado

Se está a considerar realizar ações de voluntariado, saiba de que forma estas atividades podem contribuir para a sua carreira.

1. Experimenta ambientes diferentes

Se o seu objetivo é crescer profissionalmente, o voluntariado pode permitir que explore diferentes setores que podem estar fora do seu alcance. Por exemplo, pode ser voluntário do Banco Alimentar ou do centro comunitário e envolver-se em áreas que lhe interessam, enquanto ajuda outras pessoas.

2. Aprende novas competências

É importante trabalhar continuamente no seu desenvolvimento pessoal. O voluntariado pode ser a oportunidade ideal para adquirir novas competências.

Além disso, lidar com diferentes pessoas também será benéfico para o desenvolvimento dos seus relacionamento interpessoais, o que pode ajudar a criar novos contactos na sua carreira profissional.

3. Cria conexões

As ações de voluntariado oferecem uma grande oportunidade para o desenvolvimento de relações pessoais e profissionais, principalmente porque atrai pessoas que talvez não conheceria se não fosse por esta experiência.

Além disso, criar conexões neste ambiente único é uma ótima forma de criar uma relação duradoura.

4. Mantém-se conectado

É muito fácil ficar tão envolvido no seu crescimento profissional e pessoal e ignorar relações externas. No entanto, o voluntariado pode abrir os seus olhos e ganhar uma nova perspetiva sobre algo que não conhecia.

Vai ajudá-lo a encarar o ambiente à sua volta de forma mais positiva para todas as oportunidades que apareçam na sua vida.

5. Ganha experiência

Se não pretende uma nova carreira, mas sim expandir o seu conhecimento e experiência fora da sua empresa, o voluntariado pode ser uma ótima forma de alcançar esse objetivo.

Por exemplo, ajudar uma organização sem fins lucrativos pode ampliar o seu conjunto de competências profissionais de uma forma que nunca lhe foi possível.

 

Fonte: Michael Page

 

Saiba Mais:

Ao escrever o seu currículo pode sentir que a experiência profissional não é suficiente. Se é o seu caso, aprenda de que forma pode adicionar experiência não profissional ao seu currículo.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.