A forma como te deves apresentar no Job Summit Universitário é o início para uma participação de sucesso e para que aproveites ao máximo a feira virtual.
O Job Summit permite o contacto direto e entre o candidato e o mercado de trabalho em tempo real, e esta edição não é exceção.
Nesta Feira de Emprego 100% Online estão empresas que pretende proporcionar oportunidades autênticas para o começo da tua carreira profissional.
Contudo, até chegares a esse ponto é preciso uma preparação eficaz e uma abordagem eficiente num evento como este.
Em primeiro lugar, a tua apresentação:
1. Prepara-te com antecedência
Nunca improvises quando fores iniciar uma conversa com uma empresa. Dedica algum tempo à tua preparação. Considera ter um modelo de carta de apresentação que possa ser facilmente adaptar a cada oferta em específico.
O mesmo com o teu currículo. É essencial trabalhares estes documentos da melhor forma possível, uma vez que são aquilo que a empresa precisa para te avaliar.
2. Pesquisa as empresas
Este é um tópico que nunca é demais destacar. Antes de começares a interagir com um recrutador, considera pesquisar essa empresa antes. Faz da tua obrigação conhecer a empresa, os seus valores e projetos (o stand costuma ter este género de informação). Observa a lista de empresas participantes antes de iniciar o evento e destaca aquelas que te são mais interessantes.
3. Prepara algumas questões
Prepara uma lista de questões a colocar, para teres a certeza que os nervos não te prejudicam. Portanto, utiliza os stands e websites das empresa. A sua missão e valores também são pontos de referência.
Uma boa lista de questões inclui perguntas como “Quais são as competências que procura no candidato para a posição de X?” ou “Quais são os maiores desafios desta oportunidade?”, por isso não deixes este ponto prejudicar a tua participação.
4. Prepara um breve discurso
Uma pequena introdução sobre as tuas competências, experiências (profissionais ou não, exemplificando: voluntariado, projetos que destaquem as tuas competências) e objetivos são uma boa forma de te apresentares. Prepara um breve discurso antes do dia da feira.
Se acreditas que não o consegues fazer sozinho, pede ajuda a amigos e família, e partilha com eles os teus pensamentos e ideias.
Um conselho: não te alongues demasiado, isto é um breve discurso.
5. Contacta as empresas por ordem de prioridade
Destaca as empresas que mais te interessam para que possas utilizar o teu tempo da forma mais eficiente possível. Depois, basta iniciar conversa com as empresas pela ordem de prioridade.
Dessa forma, tens a certeza que conseguiste conversar com as empresas que realmente pretendias, e se conseguires algum tempo extra com outras empresas, são mais uns pontos a teu favor.
6. Envia um follow-up depois da feira
Não te esqueças de enviar um email de agradecimento. Envia assim que possível após o fim da feira. É uma boa forma de deixares uma boa imagem na mente dos recrutadores.
Pontos-Chave:
Prepara-te antes da feira: aperfeiçoa o teu currículo e cartas de apresentação. Pensa nas empresas que pretendes contactar.
Prepara uma lista de questões: o que pretendes saber sobre estas empresas? Questiona os recrutadores acerca de competências e tudo o que a empresa valoriza na sua cultura.
Prepara uma breve apresentação: é realmente uma breve introdução. O objetivo é destacar as tuas competências, objetivos e tudo o que te diferencia da competição.
Envia um follow-up após a feira: envia um email de agradecimento aos recrutadores com quem interagiste, agradece o tempo e a oportunidade que tiveste em conhecer melhor as suas empresas e projetos.
Fonte: The Balance Careers
Sabe Mais
Este artigo é apenas mais um dos diversos artigos que partilhamos com o propósito de te ajudar a alcançar uma participação de sucesso.
Agora que sabes como te deves apresentar no Job Summit Universitário, fica a saber como será realizada a nossa feira através do Tour do evento que criámos com o propósito de te ajudar a navegar de forma fácil e rápida.
Portanto, se pretendes estar 100% preparado para o evento, segue as melhores dicas para seres um candidato bem-sucedido e um candidato interessante.
Contudo, e como referido acima, a preparação é essencial para ser bem sucedido – deste modo, aprende o que deves fazer antes, durante e após o evento, assim como o que deves evitar na tua apresentação.
Deste modo, aproveita para ficar a par de todos os nossos artigos da nova edição do Job Summit! Assim sendo, aproveita o momento para te registares na Edição Universitária!