No nosso dia a dia cada vez mais utilizamos imagens ou emojis para expressar sentimentos e estados de espírito. Mas será que deve usar ícones no currículo?

Se procurarmos por exemplos de currículos, vemos que alguns utilizam, por exemplo, o logótipo de uma empresa junto à experiência de trabalho, ou o emoji do telefone junto ao contacto.

Essas imagens são ícones de currículo e costumam ser usadas para marcar informações de contato e outras partes importantes de um currículo.

Então, pode-se sentir tentado a usar ícones para ajudá-lo a destacar-se, mas isso nem sempre é uma boa jogada.

Deve usar ícones no currículo?

Se deve ou não usar ícones no currículo, vai depender da forma como o faz. Então, se a ideia for tornar o CV mais intuitivo e fácil de ler, pode ser uma boa ideia.

Mas, se servem apenas para dar um toque visual, talvez seja melhor deixá-los de fora.

O maior motivo para não usar ícones no currículo é porque podem não passar em sistemas de rastreamento de candidatos. Estes sistemas (ATS) não conseguem ler imagens ou emojis, então o mais provável é o seu perfil ser ignorado.

Se está preocupado com a possibilidade de um currículo muito simples não chamar a atenção do recrutador, aposte numa estrutura fácil de ler.

Veja aqui: As melhores dicas para criar um currículo excelente

Dicas para usar ícones no currículo

Então, se decidiu usar ícones no seu currículo, conheça alguns truques para garantir que sejam eficazes:

  • Use ícones simples: Não precisa de usar algo muito chamativo. Emojis do telefone, email, localização ou redes sociais, funcionam bem.
  • Chame a atenção para as principais informações: Os ícones já atraem a atenção do leitor, então use-os em locais onde o seu objetivo é esse mesmo, como informações de contacto ou cabeçalhos de secção.
  • Não substitua os cabeçalhos por ícones: Pode usar para destacar os cabeçalhos mas não para os substituir. Os sistemas ATS detetam palavras nos títulos, se eles não existirem não encontram a palavra pretendida.

 

Assim, a utilização de ícones no currículo – sejam imagens ou emojis – é uma opção inteiramente sua. Apenas tenha em atenção se não é excessivo e se estão nos locais certos.

Fonte: The Muse