Currículos dicas para Contabilistas, Economistas e Gestores

Contabilistas e gestores podem ter uma carreira profissional em praticamente todos os sectores. No entanto, seja qual for a área que pretende, os requisitos profissionais são os mesmos.

Quando estiver a redigir os seus currículos, foque-se nas suas competências, áreas de especialização, certificados e outras capacidades mais específicas. Os currículos deste sector devem explicar aquilo que os profissionais podem fazer pelas empresas a que se estão a candidatar. E uma das formas de o fazer é ilustrando de que forma contribuiu para o sucesso dos seus anteriores empregadores.

Identifique os seus objectivos

Antes de começar a escrever o seu currículo, deve definir alguns objectivos profissionais, nomeadamente que funções gostava de desenvolver e em que sectores. Faça algumas pesquisas e procure que tipo de vagas existem e que empresas estão a recrutar.

Verifique, nesses casos, quais os requisitos pedidos e determine que competências e experiência deve destacar nos seus currículos.

Resuma as suas qualificações

Quando estiver a redigir o seu currículo, resuma as suas principais competências e as suas qualificações-chave e incluas na primeira parte do documento.

Veja de seguida um exemplo de um parágrafo inicial para se candidatar a um cargo financeiro:

“Director financeiro com 15 anos de experiência em Contabilidade e Gestão Empresarial. Gestor com conhecimentos em desenvolvimento de sistemas de contabilidade, gestão fiscal e relatórios financeiros. Competências comprovadas em desenvolvimento e implementação de controlos operacionais que posicionam a empresa de forma competitiva no mercado”.

Ao ler este breve parágrafo, um potencial empregador ou recrutador irá compreender facilmente o seu background profissional.

De seguida apresente uma secção com as suas áreas de especialidade e com palavras-chave pertinentes para o sector.

Destaque aquilo que já alcançou

O resto do currículo deve aprofundar a sua experiência profissional neste sector. Enumere as empresas onde já trabalhou e, para cada uma, apresente um breve parágrafo com a descrição das suas principais responsabilidades, seguido de uma lista daquilo que alcançou (idealmente por tópicos).

Apresente resultados quantificados do seu trabalho. Por exemplo:

  • Crescimento de receita de 76% ao longo de 15 meses, através de crescimento orgânico e novas aquisições;
  • Aumento do Cash flow em 1 milhão de euros, consolidando a função de análise de crédito e minimizando o risco de clientes marginais.

Fonte: Monster