O CV tradicional já não chega: aposte no digital

Ainda utiliza o CV tradicional? Saiba que o CV “em papel” é limitado e já não é suficiente na procura de emprego. A razão é simples: o mundo está cada vez mais digital.

Durante décadas o currículo tradicional tem desempenhado um papel significativo no recrutamento. No entanto, os empregadores e os candidatos estão agora a dar mais atenção ao que o mundo online tem para oferecer no processo de recrutamento.

Saiba o que se passa e o que pode fazer para melhorar o seu perfil enquanto candidato a um emprego.

Mudança de paradigma: a ascensão do digital

Actualmente quase todas as organizações usam a internet e exigem competências na área digital aos seus colaboradores. O digital é uma parte integrante dos negócios e do dia-a-dia das empresas e a área de recrutamento não é excepção.

Apesar do CV tradicional continuar a ser um elemento fulcral na triagem e selecção de candidatos, cada vez mais os recrutadores esperam encontrar informação online sobre os candidatos: seja no LinkedIn, Twitter, Facebook, sites pessoais ou blogs.

Esta informação é utilizada para avaliar o perfil dos candidatos e complementar à analise curricular. Assim, a sua presença online ou “pegada digital” pode fazer a diferença entre ficar ou não com o emprego.

Como ter uma boa presença online

Em primeiro lugar, se já tem presença online não deixe de a incluir no seu CV e carta de apresentação. Abaixo, damos alguns exemplos de como pode trabalhar a sua presença online:

LinkedIn

Mantenha o seu perfil no LinkedIn sempre actualizado com as experiências e competências profissionais relevantes. (veja aqui 20 dicas para o melhorar). Mostre que está aberto a oportunidades na secção ‘Dicas para entrar em contacto’, dando a perceber aos recrutadores que eles podem entrar em contacto consigo quando quiserem.

Publique conteúdo relevante sobre a sua actividade no seu perfil, desenvolva a sua rede de contactos e incentive conversas e discussões.

Twitter

Pode utilizar esta rede para encontrar e partilhar conteúdos relevantes e que demonstrem os seus interesses. Pode também seguir as empresas e os profissionais das empresas onde está interessado em trabalhar para acompanhar o seu desenvolvimento.

Facebook

Tenha cuidado com a política de privacidade do seu perfil e controle o que é público e visível a qualquer pessoa. Se um recrutador o procurar online, pode tirar ilações sobre as suas fotografias, aquilo que partilha ou os comentários que faz.

Site Pessoal

Vários candidatos apostam já num site pessoal onde dão a conhecer não só a sua experiência profissional como os principais projectos em que estiverem envolvidos ou interesses pessoais. Ainda não é utilizado por todos os candidatos, pelo que pode fazer a diferença aos olhos dos recrutadores.

Blog

Um blog pode ser a solução ideal para se posicionar como um especialista na sua área. Criar conteúdo relevante e partilhar experiências é uma forma de se dar a conhecer como profissional.

Sites de Emprego

Portais como o Alerta Emprego têm as bases de dados preparadas para serem pró-activamente pesquisáveis por recrutadores. Além de inserir o seu CV, procure completar toda a informação relevante, já que esta pode fazer a diferença nos resultados de pesquisas. Se ainda não se registou no nosso portal, pode fazê-lo aqui.

 

O CV tradicional continua a ser determinante na procura de emprego e o primeiro elemento na triagem de CVs. No entanto, cada vez mais os recrutadores estão à espera de o encontrar online. Esteja preparado!