Uma das grandes dificuldades em encontrar emprego é devido ao facto de que muitas vagas requerem algumas qualificações superiores, como licenciaturas ou mestrados. Contudo, também existe o contrário, onde o candidato é demasiado qualificado para uma vaga.

Não é fácil para um candidato quando a empresa diz que precisam de pessoal menos qualificado ou com menos experiência. Uma vez que o candidato possui todos os requisitos que a empresa pede e mais.

Caso encontre uma vaga que realmente lhe interessa, mas desconfia que o seu CV possa fazer o recrutador eliminá-lo por este motivo, o melhor a fazer é escrever cuidadosamente uma carta de apresentação ou preparar tópicos de conversa para uma entrevista inicial, onde possa evitar ser posto de lado por esta razão.

O que realmente significa «demasiado qualificado», para os recrutadores?

Abaixo estão alguns exemplos que demonstram o que os recrutadores estão realmente a pensar quando dizem “Desculpe, mas é demasiado qualificado.”, e alguns conselhos que o podem ajudar a evitar ou a contornar esse aspeto.

«Vai se sentir aborrecido e desistir após ser contratado.»

Como lidar com a situação:

  • Tente demonstrar o seu entusiasmo com a vaga de emprego;
  • Mostre como as suas qualificações permitiram à empresa evitar gastar tempo e dinheiro na formação de outro candidato;
  • Se possível, destaque as funções mais duradouras que exerceu no passado, de modo a mostrar que não anda a saltar de emprego para emprego;

«Vai tentar chegar a posições mais elevadas demasiado cedo. Será um sabichão e colocará em causa a autoridade do gerente de contratação.»

Como lidar com a situação:

  • Seja sincero e faça ênfase ao facto desta vaga estar a par dos seus objetivos profissionais. Prefere aplicar o seu conhecimento no que sabe fazer melhor, do que avançar na empresa;
  • Mostre como as suas qualificações permitiram à empresa evitar gastar tempo e dinheiro na formação de outro candidato;
  • Mencione que o facto de possuir mais conhecimento e experiência permite ao gerente de contratação usá-lo para cobrir os funcionários do departamento que estão de férias, sem perder produtividade.

«Será difícil formá-lo, uma vez que vai trabalhar à sua maneira.»

Como lidar com a situação:

  • Destaque as suas conquistas da sua carreira, a sua flexibilidade e vontade em acompanhar um ambiente de trabalho que está em constate mudança que influência positivamente a sua motivação e aprendizagem.

«Outros trabalhadores não se vão sentir apreciados.»

Como lidar com a situação:

  • Caso tenha, inclua a sua capacidade e experiência em orientar pessoal com quem trabalhou anteriormente.

«É simplesmente demasiado qualificado.»

Como lidar com a situação:

  • Demonstre o quanto a empresa tem a ganhar em contratá-lo, como recupera rápido após um contratempo, e o quanto a empresa vai aprender mais consigo do que com alguém com menos qualificação – tudo isto pelo menos montante ao fim do mês.

O que pode aprender?

Não deixe este fator impedi-lo de tentar conseguir ficar com aquele emprego. Tente contornar este fator perante os recrutadores, mostrando sempre o que a empresa tem a ganhar com a sua contratação.

 

Fonte: The Undercover Recruiter