“Diga-nos uma decisão difícil que teve de tomar” é uma questão muito comum em entrevista, mas sabe como responder?

O objetivo dos recrutadores é perceberem como você lida com escolhas difíceis e como trabalha no geral.

Para si, é uma oportunidade de mostrar ao entrevistador que é a pessoa certa para o trabalho, por isso, tem de estar bem preparado.

Esta questão pode ser feita de outra forma e deve ficar atento a isso. Veja alguns exemplos:

  • Qual foi a decisão mais difícil que já teve que tomar?
  • Conte-me sobre uma ocasião em que teve que fazer uma escolha profissional difícil.
  • Quais são as decisões mais difíceis?
  • Conte-me sobre uma escolha difícil que teve que fazer no ano passado.

Como escolher a “decisão difícil” para falar

1. Escolha uma decisão relevante para falar.

A melhor forma de dar uma boa resposta é estudar a descrição do cargo e descobrir os tipos de decisões que pode ter que tomar nessa função.

Por exemplo, se se candidatou a uma posição de planeamento de eventos, que envolva muito orçamento, pode querer que a sua resposta envolva uma escolha difícil que teve que fazer sobre como alocar fundos.

2. Explique que tipos de decisões são difíceis para si e porquê

Depois de escolher uma situação, explique por que foi uma decisão difícil para si, para que o entrevistador possa obter mais insights sobre quem você é como funcionário e o que importa para si.

3. Conte a sua história de forma clara e concisa

Conte a sua decisão difícil de forma organizada. Uma das formas mais comuns de fazer isso é o método STAR – situação, tarefa, ação e resultado.

Exemplos de decisões difíceis para falar em uma entrevista

Veja alguns exemplos de decisões difíceis que pode dizer:

  • Escolher onde fazer cortes no orçamento de uma equipa ou empresa;
  • Decidir como alocar fundos;
  • Selecionar funcionários para serem demitidos;
  • Decidir como usar recursos limitados;
  • Optar por aceitar um corte salarial para um novo emprego;
  • Saber lidar com um conflito no trabalho;
  • Optar por falar sobre discordar de uma política ou decisão da empresa ou da equipa;
  • Decidir como priorizar objetivos maiores ou KPIs;
  • Decidir deixar um emprego que não estava a funcionar para si profissionalmente;
  • Priorizar dois prazos ou projetos concorrentes;
  • Decidir qual membro da equipa receberá uma promoção ou outra oportunidade.

Fonte: The Muse