São vários os apoios que pode ter para criar uma empresa, desde a sua criação até á internacionalização, passando por todas as fases.

Apoios para desenvolver novos produtos, para reforçar a equipa ou financiar outros investimentos e ainda benefícios fiscais e outros incentivos.

Com a ajuda da CGD, damos-lhe a conhecer os apoios que pode ter para criar uma empresa, bem como a que entidades pode recorrer.

Apoio ao financiamento do negócio

Tem a ideia de empresa, mas precisa de dinheiro para a pôr em prática, saiba as soluções de financiamento que pode ter:

  1. Empréstimos Bancários: pode financiar, por exemplo, a compra de equipamento ou a aquisição de instalações, sempre que precisar de expandir o seu negócio;
  2. Leasing, ALD e Renting: estas são modalidades possíveis para o financiamento da aquisição da frota;
  3. Linhas de Garantia Mútua: consiste na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito;
  4. Crowdfunding: financiamento colaborativo, através de plataformas online, em que várias pessoas investem em projetos diferenciadores;
  5. Microcrédito: é uma solução para empréstimos de pequenos montantes e pessoas que podem ter dificuldade em aceder ao financiamento tradicional;
  6. Business Angels: são investidores privados experientes que financiam e prestam mentoria na criação ou desenvolvimento de um negócio;
  7. Venture Capital: é concedido através de fundos de capital de risco, que investem sobretudo em empresas que estão ainda em fase inicial;
  8. Apoios ao empreendedorismo: desde os concursos para startups promovidos pelas universidades aos programas financeiros do Governo, as empresas mais inovadoras podem
    obter o financiamento de que precisam numa fase inicial do seu projeto.

Apoios e incentivos à contratação

Para a contratação de colaboradores, também existem apoios e incentivos financeiros. Saiba quais:

Apoios à contratação (IEFP)

  1. Incentivo Ativar.pt: apoio financeiro na contratação de desempregados de longa duração;
  2. Compromisso Emprego Sustentável: apoio financeiro à contratação de desempregados e ao pagamento de contribuições para a Segurança Social;
  3. Promoção da Igualdade de Género: apoio financeiro na contratação de desempregados de sexo sub-representado em determinada profissão.

Apoio à contratação de pessoas com deficiência

Empregar pessoas com deficiência contribui não só para combater a exclusão social, como permite beneficiar de apoios específicos para facilitar a integração destes trabalhadores.

Isenção ou redução da TSU

Redução ou dispensa do pagamento das contribuições a cargo da entidade empregadora, para empresas que contratem pessoas com maior dificuldade de integração no mercado de trabalho.

Benefícios fiscais para apoio ao investimento

SIFIDE

O Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) é um benefício fiscal que permite a dedução à coleta do IRC de uma parte das despesas em Investigação & Desenvolvimento.

RFAI

O Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) permite deduzir à coleta apurada uma percentagem do investimento realizado em ativos não correntes (tangíveis e intangíveis).

Apoios à Internacionalização

Se pretende internacionalizar a sua empresa, seja através da entrada em novos mercados ou estabelecer parcerias com empresas estrangeiras, pode contar com incentivos fiscais e apoios financeiros.

Apoios da UE e do BEI

A União Europeia e o Banco Europeu de Investimento têm oportunidades de negócio e de financiamento para as empresas, através de concursos e convites à apresentação de propostas.

Apoios no âmbito da SOFID

A Instituição Financeira de Desenvolvimento Portuguesa (SOFID) apoia a internacionalização
das empresas, através de financiamento e assistência técnica em projetos de investimento em países em desenvolvimento.

Apoio da AICEP

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apoia a internacionalização das empresas através do diagnóstico e plano de ação para a internacionalização, identificação de oportunidades de negócio, informação sobre mercados, formação e ações de promoção da empresa no estrangeiro.

 

Então, se tem ideia de criar uma empresa, estes são os apoios e as entidades a que pode recorrer.