A ordem dos engenheiros vai certificar currículos de milhares de profissionais num projeto inédito, a nível mundial, e que terá um investimento de meio milhão de euros.
O Projeto Valorie – Sistema de Valorização de Competências e Qualificação Profissional – está a ser desenvolvido pela Ordem dos Engenheiros da Região do Norte (OERN) e irá entrar em testes no início de 2016. Esta medida será financiada pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e envolve 44 mil engenheiros.
Este programa pretende desenvolver um Sistema Curricular de Desenvolvimento Profissional que atesta e regista as competências dos engenheiros, conforme os atos de engenharia em que cada um adquiriu experiência.
Objetivos do projeto:
- Cada profissional terá um Currículo registado e certificado pela Ordem
- Será possível criar uma base de dados e assim valorizar a experiência profissional de cada engenheiro
- Garantir mais facilmente o reconhecimento das competências dos engenheiros no contexto nacional e internacional
- Apoiar os emigrantes e as empresas nacionais à procura de internacionalização
- Este modelo certificado deverá ser exigido pelo Governo, pelos decisores e pela opinião pública
Vantagens desta medida:
- Simplificar as exigências dos concursos públicos
- Confere uma dimensão de prestígio e credibilidade aos engenheiros
- Este novo modelo de CV vem contrariar uma “Falta de Transparência” que tem derivado dos ajustes dos currículos, por parte das empresas, à medida do que é exigido
- Contribuir para a validação de um “Cartão Europeu do Engenheiro” capaz de estabelecer equivalências entre profissionais de diferentes países
De acordo com Fernando de Almeida Santos, presidente da QREN, este projecto “vai privilegiar a mobilidade dos nossos engenheiros” e conta com o apoio das Organizações dos Engenheiros em Espanha.
Outras medidas
Ao mesmo tempo, está a ser desenvolvido um novo programa com as três Universidades do Norte com os melhores cursos de Engenharia (Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) em conjunto com a Associação Empresarial de Portugal e a Associação Industrial Portuguesa.
O objetivo deste programa é criar o “Parque Interactivo do Engenheiro” para atrair alunos dos 14 aos 16 anos para a profissão. Este projecto irá funcionar no Porto e está previsto para Abril 2016.
Está também em preparação a Emissão e Transmissão de um programa dedicado aos Engenheiros num dos canais de televisão em sinal aberto.
Eu não sou do norte sou do sul não tenho mesmo direito…