Calcula-se que 85% do sucesso financeiro não vem das habilidades e conhecimentos, mas da capacidade de comunicar com as outras pessoas e de ganhar a sua confiança e respeito.
Se está à procura de emprego, criar uma boa impressão junto do recrutador é essencial, portanto.
Aqui estão algumas dicas para o ajudar a conquistar a mente do empregador em poucos segundos:
-
Mostre que é de confiança
Os primeiros segundos de um primeiro encontro são accionados por instintos. Cada pessoa faz uma avaliação inconsciente e imediata, mediante a segurança que sente perto da outra pessoa. Tenha consciência dos sinais que está a emitir, e tenha a certeza de que não é visto perante o outro como uma pessoa ameaçadora.
-
Respeite os limites
Tenha consciência do espaço privado de cada pessoa e respeite os limites dos outros.
Em caso de dúvida, siga as pistas da outra pessoa: se ela se inclinar, incline-se também; se ficar para trás, faça o mesmo. Lembre-se que o conceito de espaço pessoal varia dependendo das culturas. Tenha isso em atenção.
-
Alimente as expectativas
Nos negócios, as primeiras impressões são frequentemente relacionadas a expectativas. O que esperamos das pessoas é aquilo que já temos na nossa mente: uma imagem criada a partir da sua reputação, dos telefonemas ou de emails já trocados. Esperamos que haja, portanto, coerência entre a pessoa com quem estamos frente-a-frente e a imagem que já criámos dela. Se isso não acontecer, vamos sentir decepção e confusão.
Portanto, se já houve algum tipo de contacto com a outra pessoa, esta não será a altura ideal para lhe mostrar um novo lado da sua personalidade.
-
Esteja atento à linguagem corporal
Isto conta, muita das vezes, mais do que as palavras. Mostre que está atento e de coração aberto, mantenha uma expressão facial que combine autoridade com proximidade e mantenha o contacto visual.
-
Mostre-se positivo
O cérebro absorve imagens, sons, sentimentos, cheiros e gostos. Trabalhe para desenvolver e manter um estilo sempre positivo. É muito mais difícil depois traduzir imagens negativas em positivas.
-
Controle a sua atitude
A energia geral que você emite é uma das primeiras coisas a que as pessoas inconscientemente respondem. Se está cansado, mostre calma. Se estiver distraído e sem entusiasmo, emita ao invés disso, um sentimento positivo. Além de transmitir uma melhor impressão à outra pessoa, isto vai influenciar também o seu próprio estado de espírito.
Saiba como mostrar entusiasmo na Entrevista de Emprego.
-
Controle o seu humor
As pessoas são mais facilmente atraídas pelo calor, entusiasmo e confiança, do que pela raiva, arrogância e impaciência. Seja o que for que esteja a acontecer à sua volta, coordene as suas perguntas e respostas para conseguir obter a melhor reacção dos outros.
-
Sincronize-se
Certifique-se de que as suas palavras, o seu tom de voz e a sua linguagem corporal dizem todos a mesma coisa. Mensagens dispersas afastam os outros. A consistência dá-lhe credibilidade.
-
Utilize a linguagem sensorial
Active os sentidos das pessoas. Sempre que possível, use as descrições de imagens visuais, sons, texturas, movimento e sentimentos para dar significado ao que está a dizer.
-
Seja curioso, de mente aberta e interessado
Se conseguir pôr a outra pessoa a falar e mantê-la a dialogar, é porque está a conseguir atrai-la. Mostre-se interessado e de mente aberta; faça perguntas que despertem a imaginação da outra pessoa para despoletar mais conversa.
-
Vista-se para o sucesso
Encontre um estilo pessoal que represente quem você é e que emita a mensagem que deseja enviar de si mesmo. Olhe para o seu vestuário e aparência como a embalagem de um produto.
-
Prepare a sua apresentação
Prepare e memorize uma espécie de declaração pessoal para que possa dizer aos outros o que faz de forma concisa e como faz a diferença. Pense nisso não como um discurso de vendas, mas como uma mini-apresentação envolvente e artisticamente trabalhada.
Conheça 5 coisas que o recrutador quer ouvir.
-
Faça cada contacto valer a pena
Trate cada pessoa como se fosse a mais importante para si. Na verdade, ela pode vir a sê-lo a qualquer momento.
Veja este artigo no TheMuse.

