As entrevistas de emprego não são nada fáceis. Isto é do conhecimento de todos.

As entrevistas são um processo que todos nós temos de ultrapassar algumas, se não dezenas de vezes durante as nossas vidas, na persistente procura do emprego ideal.

Se pretende arrasar na sua entrevista de emprego, siga estes conselhos e se conseguir adapte-os à realidade da empresa à qual se está a candidatar.

Pesquise sobre a empresa

47% dos recrutadores eliminaram candidatos após a entrevista por notarem que os mesmos tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre a empresa e a sua atividade. Não cometa este erro e faça a sua pesquisa, anote algumas perguntas, isto demonstrará o seu interesse e quem sabe as respostas não o deixarão ainda mais entusiasmado.

Saiba quem o vai entrevistar e pesquise-o também

Tenha uma ideia clara e objetiva de quão bem se vai dar com o seu entrevistador e planear de acordo com essa ideia. Isto é um passo importante, pois 43% dos recrutadores afirmam que a adaptação à cultura da empresa é um fator de peso na consideração de um candidato.

Prepare questões

Através da pesquisa, irá ganhar conhecimento de alguns elementos da empresa e do ou dos recrutadores. Utilize a informação que aprendeu e questione o recrutador sobre as mesmas, tal como foi mencionado acima, isto demonstrará o seu interesse e mostra que veio para a entrevista preparado. Esteja também preparado para ser questionado sobre si, experiências profissionais, as competências e o seu valor para a empresa.

Vista-se de acordo com a ocasião

O seu vestuário é algo que muitos recrutadores tomam nota. Essencialmente, 70% dos recrutadores eliminaram candidatos após a entrevista devido aos mesmo serem demasiado fashion. Não corra esse erro desnecessário. Tem de impressionar, mas dentro dos parâmetros do adequado, pense bem para que tipo de entrevista de emprego vai e depois pensa no que deve vestir.

Não se esqueça do currículo

Parece irrelevante, mas traga duas cópias extra do seu currículo. Deste modo, pode acompanhar o processo de análise do seu cv juntamente com o recrutador. Isto demonstra uma preparação prévia, algo que não vai escapar ao recrutador, acredite.

Evite distrações

Desligue o seu telemóvel, não o deixe no silêncio ou modo vibração, simplesmente desligue-o. Deste modo, não fica a pensar se alguém lhe pode ligar, ou se por alguma razão pode tocar.

Para além disso, a pontualidade existe e é um fator de extrema importância, por isso faça tudo ao seu alcance para estar no local 10 minutos antes da hora marcada.

Tenha atenção à postura

Tenha atenção à sua postura. Sente-se de modo a passar uma imagem confiante e que está preparado para sair dali com o emprego e exercer os valores da empresa.

Sabia que 33% dos recrutadores já riscaram candidatos após detetarem uma má postura, tenha atenção a esse detalhe e assim já não fica comprometido.

Evite estar sem reacção

Não fique a entrevista toda sem reagir, sem sorrir ou consentir o que lhe está a ser dito. Tente não só ouvir, mas fazer parte da conversa, sorria, demonstre que entende o que lhe está a ser dito e intervenha e exponha os seus objetivos, por exemplo.

Isto também se aplica ao contacto visual. Não evite olhar para o recrutador. Olhe-o nos olhos e esteja atento a tudo o que lhe está a ser dito. Desviar o seu olhar só lhe vai deixar com uma má imagem, uma vez que mais de 65% dos recrutadores já eliminaram candidatos por não fazerem contacto visual.

Peça os contactos do entrevistador

Não se esqueça de pedir o contacto do recrutador, é sempre útil ficar com o contacto dos recrutadores, uma vez que pode voltar a falar com eles futuramente, sobre a vaga ou outros assuntos e até pedir conselhos.

Aproveite e pergunte sobre os prazos, mais precisamente até quando deve esperar uma resposta e jamais se esqueça de dizer que gostava de ficar com o emprego, mostre o seu entusiasmo e vontade.

Faça um follow-up

É sempre de bom tom enviar um email a agradecer a realização da entrevista ao recrutador ou recrutadores que conduziram a sua entrevista. Tente enviar no próprio dia.

 

Fonte: Business Insider