Sabe o que pode levar para uma entrevista? É importante que esteja preparado a nível físico e mental, seja organizado e esteja preparado para ir. Contudo, existem outras coisas que pode levar consigo:

1. Direções

Se não tem bem a certeza de onde é a entrevista, leve consigo todas as instruções possíveis, inclusive as que o entrevistador lhe deu. E se tiver o email da confirmação da entrevista, leve também.

Se puder, veja mais ou menos quanto tempo irá demorar até chegar ao local da entrevista, pois certamente não vai querer chegar atrasado. Tente chegar pelo menos 10 a 15 minutos mais cedo.

2. Identificação

Se o local da entrevista tiver segurança, é possível que lhe peçam a identificação. Além de que pode precisar para preencher algum documento. Leve consigo o cartão de cidadão, carta de condução ou outra forma de identificação.

3. Bloco de Notas e Caneta

Não existe nada pior do que procurar uma caneta ou pedir uma no momento da entrevista. Por isso, certifique-se que tem a sua própria caneta. Leve também um bloco de notas para que possa apontar nomes, algumas informações da empresa ou eventualmente algumas perguntas que surjam durante a entrevista.

Ao levar um bloco de notas e uma caneta vai demonstrar que se preparou para a entrevista.

4. Nomes dos Contactos

Anote no bloco o nome da pessoa que lhe está a fazer a entrevista. Pode esquecer-se do nome, e isso pode envergonhá-lo. Leve ainda o nome da pessoa que agendou a entrevista, caso não seja a mesma.

5. Lista de Perguntas

Elabore uma lista de perguntas antecipadamente, para quando lhe perguntarem se tem mais alguma questão. Vai ficar agradecido por ter preparado algumas questões, é que encontrar uma questão certa nesses momentos pode ser bastante desafiante e stressante.

6. Cópias extras do currículo

Leve algumas cópias do seu currículo para distribuir caso seja solicitado. O currículo também dará ao recrutador alguns detalhes, como por exemplo, as datas dos empregos anteriores. E isso pode ser-lhe útil caso tenha que preencher algum documento mais específico.

7. Lista de referências

Também é importante levar uma lista de referências para fornecer ao técnico de recrutamento. Nessa lista, deve incluir pelo menos três referências profissionais e as informações de contacto. Opte sempre por referências que possam afirmar as suas capacidades para a oferta à qual se está a candidatar.

8. Exemplos de trabalho

Dependendo do emprego para o qual está a ser entrevistado, talvez seja necessário levar alguns exemplos de trabalhos que tenha feito. Se os recrutadores não imprimem os seus trabalhos, considere em levar um iPad ou um portátil.

9. Portefólio

Um portefólio é uma excelente forma de reunir todos os seus trabalhos. Todo o seu trabalho está mais organizado e mais acessível caso seja necessário.

 

Fonte: The Balance