A comunicação no local de trabalho é um ponto essencial e que todos os recrutadores procuram num candidato. No entanto, este aspeto pode passar despercebido devido aos nervos ou entusiasmos durante a entrevista, ou até mesmo por ser tímido.

Para acalmar os nervos pense deste modo: se foi chamado para a entrevista é porque a empresa pretende contratá-lo. É porque o achou interessante e uma das pessoas mais adequadas ao cargo em questão. Com este pensamento, tente trazer a confiança ao de cima. Não deixe a sua oportunidade fugir devido aos nervos ou entusiasmo momentâneo.

Conheça estas dicas para abordar os recrutadores de forma diferente e mostrar a sua capacidade de comunicação:

Coloque questões

Lembre-se, está na entrevista para ser entrevistado, mas isto funciona das duas formas – se precisa de questionar o recrutador, força. É uma boa ideia já ter algumas perguntas em mente para a entrevista, para além de mostrar interesse, também mostra que fez o trabalho de casa.

Muito provavelmente o recrutador irá questioná-lo se tem perguntas a fazer, por isso mostre-se preparado.

Negoceie uma melhor situação

Esta aplica-se mais a posições que requisitem competências especializadas do que quem acaba de entrar no mercado de trabalho. Assim que a proposta tenha sido feita, pode aceitá-la como lhe foi apresentada, mas este também pode ser um bom momento para tentar negociar melhores condições para si mesmo, seja um aumento salarial mais cedo, ou um melhor local de estacionamento, ou algo que ache adequado.

É importante examinar quem possui mais poder nessa posição, apesar de pode ser uma jogada arriscada. Negociar o seu valor pode ser compensador, mas certifique-se que sabe o que está a fazer.

Preste atenção

Quando alguém lhe está a explicar muita coisa numa entrevista de emprego, é fácil perder o foco e dispersar, especialmente quando está nervoso. É importante estar a par do que está a acontecer ao seu redor, e fazer o seu melhor para estar atento.

Uma das coisas que prejudica a sua imagem é perguntar algo que já lhe foi explicado anteriormente…quando estava disperso nos seus pensamentos.

Seja a sua melhor representação

É importante ser-se fiel a si próprio na entrevista, mas não aborde o recrutador como se fosse um amigo da faculdade. Mantenha uma imagem profissional, mesmo que a entrevista seja casual. Não vale a pena encenar outra personalidade para a entrevista porque no fim do dia, se conseguir o emprego, vai querer sentir-se confortável no trabalho.

Pode comunicar profissionalmente pela forma como entra no edifício ou como se veste. Muita comunicação é feita sem uma única palavra.

 

Fonte: Work It Daily