Entrevista de Emprego 11 formas de saber se correu bem

Esperar dias ou até semanas para saber se o recrutador ficou bem impressionado com a sua entrevista provoca alguma ansiedade ao candidato.

Mas, na verdade, pode saber se o seu entrevistador gostou de si. É só preciso estar atento a alguns sinais.

Alguns dos melhores indicadores são a linguagem corporal do entrevistador, a duração da entrevista, o tipo de perguntas que o entrevistador faz, entre outros.

Aqui estão 11 sinais para perceber se a sua entrevista de emprego poderá acabar com uma oferta de emprego:

1. O entrevistador tem uma linguagem corporal positiva

Repare no contacto visual do entrevistador e veja se ele se inclina para a frente enquanto fala consigo, ou se tem os braços cruzados ou está inclinado para trás. Se ele sorri e está com uma atitude positiva, isso é um sinal positivo.

2. A entrevista de emprego prolonga-se mais do que previa

Muitas vezes, caso o candidato se destaque, o entrevistador tem necessidade de aumentar as questões ou até de apresentá-lo a outros colegas.  Portanto, se isto acontecer, saiba que é um bom sinal.

3. O entrevistador é falador

Se o responsável pelo recrutamento gasta mais tempo para o conhecer ou se até começa a falar sobre si mesmo, entenda isso como um sinal positivo.

4. O entrevistador está concentrado

É sempre um bom sinal quando o recrutador ignora distracções típicas, como telefonemas, e-mails ou pessoas a pedir a sua atenção.

Se a atenção do entrevistador vai inteiramente para si e ele o ouve atentamente, isso significa que está realmente interessado.

5. O entrevistador apresenta-lhe outras pessoas da empresa e os seus possíveis colegas de trabalho

Quando o recrutador está muito interessado ​​em si, acontece ele querer saber as opiniões das outras pessoas. Isso pode incluir tanto os seus colegas, como os seus superiores hierárquicos.

Portanto, se o apresentam a potenciais futuros colegas, este é outro um bom sinal.

Isto mostra um nível de interesse mais profundo no candidato. E enquanto os seus possíveis colegas de trabalho o avaliam, esta experiência também lhe vai permitir a si ouvir depoimentos sobre como é trabalhar na empresa, sob uma perspectiva mais credível.

6. O entrevistador questiona-o acerca dos seus objectivos a longo prazo

Se o recrutador lhe falar sobre as oportunidades de crescimento no futuro e desvendar qual o caminho necessário para poder progredir e assumir maiores responsabilidades ao longo do tempo na empresa, isso demonstra que há preocupação com a sua satisfação no trabalho futuramente e também um grande interesse em si.

7. O entrevistador quer saber se está noutro processo de recrutamento ou pergunta pela sua disponibilidade

Estes são sinais subtis de que o recrutador não o quer perder e se ele lhe pergunta quando pode iniciar o trabalho, este é um sinal bastante positivo.

8. O entrevistador fala detalhadamente acerca do salário e de outras regalias

Isto diz-lhe que o recrutador não quer perder tempo. Além disso, também pode ser um indicador de que ele terá poder ou margem para negociar uma proposta final de vencimento.

9. O recrutador responde às suas perguntas atenta e directamente

Este é sempre um bom sinal e esta é também a sua oportunidade par fazer outras perguntas e perceber em que patamar se encontra nesta entrevista.

E se, por exemplo, o recrutador lhe responde com entusiasmo e detalhe às perguntas que faz acerca de oportunidades de crescimento, então aproveite para recolher mais alguns sinais. Caso se sinta confortável, pode ser directo e no fim da entrevista rematar com uma frase do género: “Acha que, com base na nossa conversa, eu sou uma boa opção para esta função? Na verdade, eu estou muito interessado em trabalhar aqui”.

10. No fim da entrevista de emprego o recrutador dá-lhe informações positivas sobre o próximo passo

Nem todos os recrutadores revelam os seus trunfos, mas você saberá que está no bom caminho se lhe for dito que o querem ver em breve, ou que se apresente numa segunda entrevista.

11. O recrutador dá-lhe um sorriso e um aperto de mão firme à despedida

Outro bom sinal. Talvez seja apenas por simpatia, mas ele pode ter ficado realmente impressionado consigo. Na maioria das vezes, quando um entrevistador fica interessado, é amável e leva o candidato à porta de saída.

 

Seja como for, mantenha-se sempre optimista e profissional durante todo o processo, mesmo que ache que tem sinais de que a vaga vai ser sua. Lembre-se que muitos recrutadores continuam a avaliá-lo depois da entrevista de emprego, por isso é sempre bom enviar um email de agradecimento pós-entrevista.

Fonte: Business Insider