entrevistas

Já todos nós passamos por esta situação: é o fim das entrevistas e depois de quase uma hora a convencer o recrutador de que é o melhor candidato, o entrevistador pergunta-lhe se tem alguma questão.

É suposto ser uma formalidade, uma forma de terminar a conversa, mas é também uma oportunidade, intencional ou não, de criar uma boa impressão final e dar ao entrevistador algo para o recordar.

Este “momento final” é, na verdade, o momento para atribuir valor à conversa antes de ir cada um para seu lado. De acordo com especialistas, deve terminar a entrevista com “sim, tenho uma questão: qual foi o melhor momento na ‘Empresa X’ até agora?”.

Esta simples questão, mascarada de curiosidade, pode dar-lhe diversas vantagens: aumentar o seu valor junto do recrutador, saber quais os valores da empresa, como é o ambiente de trabalho e de que forma se pode enquadrar na empresa.

Para além disso, pode dar-lhe alguma noção de como serão os seus potenciais futuros colegas de trabalho e que cultura a empresa está a cultivar para os seus colaboradores.

Por isso, da próxima vez que estiver na situação de sentir que tem algo para dizer antes de sair das entrevistas, dê uma oportunidade a esta pergunta. Não tem nada a perder.

 

Fonte: The Muse