Época Natalícia dicas para pedir dias de folga

Para a maior parte de nós, a Época Natalícia é um período em que queremos passar tempo com a família e amigos, preferencialmente sem preocupações com o trabalho.

O problema é que, a maioria dos nossos colegas de trabalho tem a mesma ideia e muitas empresas não podem parar.

Praticamente todas as pessoas gostariam de ter algum tempo extra nesta altura do ano. Então, qual a melhor forma de pedir alguns dias de férias? Antes de mais, é importante ser flexível, estar disposto a fazer um esforço maior e, se possível, a oferecer soluções para que o trabalho não pare.

Conheça de seguida algumas dicas para pedir alguns dias durante a época natalícia, sugeridos pelo The Balance:

Peça com antecedência

Se estiver num sector em que alguém terá que o substituir obrigatoriamente durante a Época Natalícia, então esta questão deve ser apresentada tanto aos seus superiores como aos seus colegas.

Quando mais cedo tratar desta situação melhor, uma vez que terá mais tempo para tratar de tudo o que for necessário para deixar tudo organizado na sua ausência.

Comprometa-se

Seja compreensível e paciente quando pedir uns dias de folga. Tire também algum tempo para reflectir sobre como se pode comprometer com a realização do seu trabalho enquanto estiver fora.

Se necessário, ofereça-se para fazer umas horas extra nos dias antes, ou se tiver essa possibilidade, trabalhe a partir de casa.

Adiante trabalho

Se possível, antecipe tarefas que tinha planeadas para o período em que se pretende ausentar. Deixe tudo organizado e delegue algumas tarefas diárias e que sejam essenciais.

Ofereça-se para fazer o mesmo pelos seus colegas na Época Natalícia, caso também precisem e se ausentem em alturas diferentes.