Está em entrevista com outras empresas Saiba como responder

Perguntarem se está em entrevista com outras empresas pode deixá-lo numa situação embaraçosa. No fundo, que informação é que o recrutador precisa mesmo de saber?

Bem, os recrutadores têm curiosidade para saber com que outras empresas está a realizar entrevistas por algumas razões: podem querer conhecer melhor a concorrência ou saber qual a sua seriedade em relação à candidatura e o seu interesse pelo sector. Por este motivo, responder “Esta é a única empresa com quem estou em entrevista” não é o ideal. Ao fazê-lo, está a dar mais poder ao recrutador que o necessário.

Assim sendo, qual a melhor forma de responder sem parecer desesperado ou demasiado confiante? Conheça aqui algumas ideias sugeridas pelo Mashable e que pode adaptar, consoante a sua situação:

Se está em entrevista com empresas concorrentes

Aqui, o ideal, é dizer que tem algumas entrevistas agendadas em outras empresas do sector. Para além disso, deve ainda explicar que está a explorar ativamente outras opções no seu ramo. No entanto, não se esqueça de demonstrar que está mais motivado para a vaga em que está a ser entrevistado no momento.

Exemplo:

“Eu tenho duas entrevistas agendadas brevemente com a empresa X e Z para vagas de Senior Marketing. No entanto, com base naquilo que conheço, posso afirmar que está vaga tem os desafios e as oportunidades que procuro neste momento da minha carreira”.

Se está em entrevista com empresas de outros sectores

Estar em entrevista para várias funções diferentes em diversos sectores pode ser uma situação difícil de explicar. Pode parecer que não está empenhado na função a que se está a candidatar e por isso é necessário preparar melhor uma resposta.

A melhor solução, é tentar encontrar uma relação entre todas as posições.

Exemplo:

“Neste momento estou em entrevista com algumas empresas para uma variedade de funções, mas todas requerem uma excelente capacidade de melhorar a experiência do consumidor. O meu objectivo é manter uma mente aberta a diferentes opções mas até agora parece-me que está posição é a que melhor me permite focar a minha energia na experiência do cliente, o que me atrai bastante”.

Se não está em entrevista com mais nenhuma empresa

Já vimos que não deve dizer isto directamente mas como poderá dar a volta? O truque é tentar responder a uma questão diferente: em vez de responder que não está em entrevista em mais nenhum lugar, explique ao recrutador a que outras funções e empresas se tem candidatado.

Exemplo:

“A minha procura de emprego ainda está numa fase inicial. Tenho-me candidatado a uma séria de oportunidades que me irão permitir utilizar as minhas competências em análise de dados, mas esta é a oferta que mais me entusiasma. Acredito que esta posição em particular encaixa perfeitamente nas minhas competências e habilitações e que posso ajudar a empresa a alcançar os seus objectivos”.

 

Resumindo, o seu objectivo é responder ao entrevistador de forma satisfatória mas deixar bem claro que está especialmente interessado nessa posição.