marcar entrevista, entrevista de emprego, dia, data, hora

Finalmente, depois de seguir alguns conselhos como estes, recebe um telefonema do recrutador para marcar uma entrevista de emprego consigo. E a sua vontade é que seja agendada o mais rápido possível, certo?

A não ser que tenha entrado em pânico… Nesse caso, a tendência é a de, pelo contrário, querer agendar a entrevista de emprego para o mais tarde possível. Também pode acontecer.

Agora o recrutador pergunta-lhe ao telefone se está disponível para uma entrevista de emprego num certo dia e hora específicos. Noutros casos, pode dar-lhe a escolher entre duas ou três alternativas, ou ainda deixar o agendamento da entrevista ao seu critério.

Contudo, se tiver que indicar ao recrutador uma data e um horário, saiba que a ordem da sua entrevista pode afectar as suas possibilidades de conseguir o emprego.

Assim, tenha estas 4 dicas em mente:

1. Não seja o primeiro entrevistado

O senso comum diz que uma entrevista no início da manhã pode ter desvantagens.

Além do entrevistador poder estar sonolento ou, pior, chegar atrasado, ele pode também subconscientemente comparar o primeiro candidato com os que vêm a seguir.

O primeiro entrevistado vai ser o ponto de referência e pode nunca conseguir superar o seguinte. Ser o primeiro não é uma grande vantagem.

2. Não seja o último entrevistado

Não querer ser o primeiro candidato a ser entrevistado, não significa, por outro lado, que tenha que ser o último. Evite essa posição, se conseguir.

O que muitas vezes acontece é que a fadiga, o poder de decisão e a ideia acerca do entrevistado por parte do recrutador, vão-se alterando ao longo do dia.

A qualidade da tomada de decisão do entrevistador deteriora-se após uma série de entrevistas e isso pode ser um ponto negativo para si, caso seja o último entrevistado.

 3. Não seja o entrevistado do meio

Sim, isso mesmo.  Também não queira estar no meio dos entrevistados. O ideal é ser entrevistado um pouco antes do meio.

Um estudo conduzido pelas Universidades norte-americanas Wharton e Harvard mostra que os entrevistadores têm a tendência para dar menos classificações positivas quanto mais o tempo avança.

4. Marque a entrevista para meio da semana

Agora que já sabe que deve apontar a entrevista de emprego para meio da manhã, entre 10:00 e 11: 30h, deve pensar ainda no dia da semana.

Se puder, opte por agendar a sua entrevista a meio da semana. A terça-feira é o dia ideal para uma entrevista de emprego. De facto, existe uma certa aversão às segundas-feiras e a concentração já não é a mesma às sextas-feiras.

 

Posto isto, terça-feira, pelas 10:00h, é provavelmente uma boa altura para agendar uma entrevista de emprego.

Lembre-se, no entanto, que quanto maior for a sua preparação para a entrevista de emprego, menor será o impacto destas dicas. Para além de qualquer horário, é importante aquilo que vai ser dito e feito durante a entrevista.

 

Fonte: themuse