Um aperto de mão é mais do que um simples cumprimento. É também uma mensagem sobre a sua personalidade e o seu nível de confiança.
Nos negócios, os apertos de mão são uma ferramenta importante para transmitir uma boa primeira impressão. Conheça aqui algumas dicas para dar apertos de mão confiantes:
Comece com uma apresentação verbal
Antes de estender a sua mão, apresente-se. O aperto de mão deve ser parte da sua apresentação e não uma substituição para a sua voz.
Caso não se apresente também verbalmente irá transmitir uma ideia de que se sente nervoso ou demasiado agressivo.
Agite a mão 2-3 vezes
Os apertos de mão em negócios devem ser breves e “directos”. O ideal é que agite a mão apenas duas ou três vezes. Mais do que isso pode fazer com que a outra pessoa se sinta desconfortável.
Mexa apenas o cotovelo
Se o aperto de mão vier desde os ombros arrisca-se a sacudir demasiado o braço da outra pessoa. Mexa apenas o braço desde o cotovelo. Assim irá estabelecer uma relação com a outra pessoa e não demonstrará arrogância.
Tenha cuidado com a força
Um aperto de mão deve ser um gesto amigável e respeitoso e não uma demonstração de força física. Um cumprimento com demasiada força torna-se desconfortável e nunca é uma experiência agradável para ninguém.
Utilize apenas uma mão
Evite utilizar as duas mãos para cumprimentar outra pessoa. Em negócios, é sempre mais apropriado utilizar apenas uma mão – a direita. Utilizar as duas mãos pode ser encarado como intrusivo e demasiado pessoal.
Tenha atenção às mãos suadas
Antes de cumprimentar alguém, sobretudo em negócios, certifique-se de que não tem as palmas da mão com suor.
Se, por outro lado, cumprimentar alguém que tenha as mãos suadas, evite limpar-se logo de seguida. Esta situação pode envergonhar a outra pessoa e influenciar a forma como se relacionará consigo.
Termine de forma correcta
Para evitar criar situações constrangedoras, o aperto de mão deve terminar antes de acabar de se apresentar oralmente.
Fonte: About Money