Empresa na área de IT, dá a possibilidade aos seus funcionários de escolher o horário e local de trabalho. Segundo a empresa isso proporciona maior produtividade, bem-estar e felicidade.

Esta empresa de tecnologia e inovação segue uma estratégia Work-Life Integration e esta é uma medida que faz parte deste plano.

Então, a estratégia consiste numa “maior harmonização entre a vida pessoal e profissional das equipas”, explica a empresa.

Assim, a partir do decorrer do primeiro semestre do ano, os funcionários passam a escolher o seu horário e o local de trabalho. A empresa prevê uma implementação gradual, de modo a ser possível “avaliar a sua eficácia”.

De acordo com o diretor-executivo da Decode, João Reis Fernandes, esta iniciativa visa a realização dos colaboradores através da “conjugação fluida entre as prioridades da vida profissional e pessoal”.

Então, é dada flexibilidade de horários aos funcionários, no entanto esta gestão terá de ser convergente com as necessidades dos clientes, esclarece o diretor.

A empresa já pratica um modelo de trabalho flexível e descentralizado, permitindo que o colaborador esteja no escritório (em Lisboa), no espaço do cliente ou em tele-trabalho.

Os escritório irão manter-se abertos “por serem espaços que promovem não apenas a colaboração e aprendizagem em equipa, como também os convívios e interações sociais”, refere a empresa.

Então, segundo a empresa, “as empresas devem preocupar-se menos em garantir se os seus colaboradores trabalham o número de horas commumente definidas das 9h às 18h”.

Segundo João Reis Fernandes, a produtividade nas tarefas diárias torna-se maior quando o funcionário tem liberdade de escolha. Além disso, sentem-se mais “motivados com a confiança depositada em si”, conclui.

Fonte: Dinheiro Vivo