Networking

Que as palavras têm um grande impacto ninguém duvida. Mas, será que quando escolhe as palavras erradas, estas prejudicam a sua imagem?

Em encontros e eventos de networking, causar uma boa impressão é fundamental. Veja a seguir 6 frases apresentadas pela revista brasileira Exame que podem arruinar a sua imagem.

1. “Esqueci-me do seu nome, qual é”

Esquecer e perguntar novamente o nome da pessoa, no meio de uma conversa, mostra desinteresse. Uma dica para memorizar o nome ir repetindo diversas vezes durante o diálogo, enquanto conversam.

2. “Consegue-me arranjar emprego?”

O objectivo do networking para investir continuamente nas relações profissionais e não explorá-las pontualmente para um benefício imediato.

Não seja interesseiro e tenha cuidado para que não pensem que o é, pois isso irá afastar o novo contacto profissional.

3. “Odeio a minha empresa / o meu chefe / os meus colegas”

Frases assim não causam uma boa primeira impressão. Se a pessoa estiver a pensar em trabalhar consigo, as suas hipóteses irão por água abaixo, visto que demonstrará não ser discreto e ético.

4. “O mercado está cada vez pior”

Por mais que a situação actual não seja das melhores, evite ser pessimista nos seus comentários. Afinal de contas, não quer ser rotulado como sendo uma pessoa negativa.

5. “É o máximo”

Ser cordial e cumprimentar o outro pelas suas competências e realizações não é proibido, mas seja sincero e não exagere, para que não pensem que o elogio é apenas por interesse ou “graxa”.

6. “Sou o máximo”

Evite falar apenas de si e, quando o fizer, seja mais humilde. É claro que querem saber quais as suas capacidades, mas esteja disposto a perguntar ao outro quais as suas competências. Assim, saberão como se poderão ajudar de forma mútua no futuro.