Os gerentes tentam várias estratégias para aumentar o envolvimento dos funcionários, mas têm pouco impacto na retenção e no desempenho. Conheça a neurociência da confiança e saiba como criar colaboradores comprometidos.

É claro que criar uma cultura centrada no funcionário pode ser bom para os negócios. Então, construir uma cultura de confiança é o que faz uma diferença significativa.

Os funcionários de organizações de alta confiança são mais produtivos, têm mais energia no trabalho, colaboram melhor com os colegas e permanecem na empresa por mais tempo do que as pessoas que trabalham em empresas de baixa confiança.

Além disso, também sofrem menos stress crónico e são mais felizes com as suas vidas, e esses fatores estimulam um desempenho mais forte.

Neurociência da confiança: como criar colaboradores comprometidos

Paul J. Zak, diretor fundador do Center for Neuroeconomics Studies, realizou um estudo em que identificou oito comportamentos de gestão que promovem confiança. Saiba agora quais:

1. Reconheça a excelência

A neurociência mostra que o reconhecimento tem maior efeito sobre a confiança quando ocorre imediatamente após o cumprimento de uma meta. Além disso, também quando vem de colegas e quando é tangível, inesperado, pessoal e público.

O reconhecimento público não apenas usa o poder da multidão para celebrar sucessos, mas também inspira outras pessoas a buscar a excelência.

2. Induza o “estresse do desafio”

Quando uma equipa tem um trabalho difícil, o estresse moderado da tarefa libera substâncias neuroquímicas que intensificam o foco das pessoas e fortalecem as conexões sociais.

Quando a equipa precisa trabalhar junta para alcançar um objetivo, a atividade cerebral coordena os seus comportamentos de forma eficiente.

Mas isso funciona apenas se os desafios forem alcançáveis ​​e se tiverem um ponto final concreto. Objetivos vagos ou impossíveis fazem com que as pessoas desistam antes mesmo de começar.

Então, os gerentes devem verificar com frequência para avaliar o progresso e ajustar as metas que são muito fáceis ou fora de alcance.

3. Dê às pessoas discrição na maneira como fazem o seu trabalho

Permita aos funcionários que, sempre que possível, possam gerir pessoas e executem os projetos à sua maneira. Ter confiança para descobrir as coisas é muito motivador.

A autonomia também promove a inovação, porque pessoas diferentes tentam abordagens diferentes.

Assim, funcionários mais jovens ou menos experientes serão os seus principais inovadores, porque eles são menos limitados pelo que “normalmente” funciona e tendem a experimentar.

4. Confie para que escolham os seu trabalhos

Quando confia nos seus funcionários para escolher os projetos nos quais irão trabalhar, eles escolherão o que mais lhes interessa.

Assim, como resultado, as organizações têm funcionários altamente produtivos que permanecem na empresa a longo prazo.

5. Compartilhe informações sempre

Nem sempre os funcionários então bem informados sobre os objetivos, estratégias e táticas da empresa.

Esta incerteza leva ao estresse crónico, que inibe a libertação de ocitocina e prejudica o trabalho em equipa. Então, o antídoto é a abertura.

Ou seja, as organizações que compartilham os seus planos com os funcionários reduzem a incerteza sobre para onde estão a ir e porquê.

6. Construa relacionamentos intencionalmente

A confiança e a sociabilidade que a oxitocina possibilita estão na nossa natureza. Ainda assim, no trabalho, muitas vezes dizem que nos devemos concentrar nas tarefas e não em fazer amigos.

Mas, quando as pessoas constroem intencionalmente laços sociais no trabalho, o seu desempenho melhora.

Um estudo do Google revelou que os gerentes que “expressam interesse e preocupação com o sucesso e o bem-estar pessoal dos membros da equipa”, superam os outros na qualidade e quantidade do trabalho.

7. Facilite o crescimento da pessoa como um todo

Locais de trabalho de alta confiança ajudam as pessoas a desenvolverem-se tanto a nível pessoal como profissional.

Vários estudos mostram que adquirir novas habilidades de trabalho não é suficiente, então se não crescer como ser humano o seu desempenho será prejudicado.

Empresas de alta confiança adotam uma mentalidade de crescimento ao desenvolver talentos.

8. Mostre vulnerabilidade

Os gerentes também pede ajuda aos colegas, em vez de lhe dizer apenas que façam as tarefas. Isso transmite às pessoas um aumentando da sua confiança e cooperação.

Pedir ajuda é um sinal de um líder seguro – aquele que envolve todos para alcançar metas.

Então, criar colaboradores comprometidos não se trata de ser bom para os seus funcionários ou esperar menos deles.

As empresas de alta confiança responsabilizam as pessoas, mas sem os controlar. Tratam as pessoas como adultos responsáveis, que são.

Saiba ainda…

Pessoas de empresas de alta confiança relatam: 74% menos estresse, 106% mais energia no trabalho, 50% mais produtividade, 13% menos dias de licença médica, 76% mais ajuste, 29% mais satisfação com as suas vidas, 40% menos burnout.

Fonte: Harvard Business Review