
Quer continuar a trabalhar de casa mas a sua empresa quer acabar com o tele-trabalho?
Alguma empresas começaram a pedir aos seus colaboradores que voltassem para o escritório e colocaram assim fim ao tele-trabalho.
Se é o seu caso, tem três opções: ficar, sair ou tentar negociar. Mostramos-lhe o que fazer em cada um destes cenários.
Se quiser ficar
Se gosta do seu trabalho, pode tornar esta transição de casa para o escritório mais suave.
Então, entre na mentalidade certa, se está chateado por ter que deixar o conforto da sua casa ou enfrentar uma longa viagem para o trabalho todas as manhãs, lembre-se de todos os benefícios, por menores que sejam, que obterá com isso.
Comece a preparar-se física e mentalmente. Uma semana ou mais antes, finja que já está a ter de ir para o escritório para se ir habituando.
Crie uma agenda que permita a interação, por exemplo, se é um gerente, certifique-se de se reunir individualmente com cada um dos seus subordinados diretos pelo menos uma vez por semana.
Se é um colaborador, estabeleça uma meta de ter um encontro com um colega de trabalho diferente por mês para aprender sobre um novo aspeto do negócio.
Se quiser sair
É totalmente contra voltar ao escritório, ao ponto que está disposto a fazer um acordo ou ir embora amanhã sem um plano B, pense bem.
Isso pode levá-lo a querer sair, mas pondere tudo o que isso implica. Talvez seja melhor aceitar temporariamente que a empresa acaba com o tele-trabalho e ir procurando um novo emprego.
Tentar negociar
Apresente um ou dois pontos principais sobre o motivo pelo qual deseja permanecer em tele-trabalho.
Concentre-se também nos motivos que podem prejudicar a sua produtividade ao voltar para o escritório (como longos deslocamentos). Além disso, certifique-se de que o seu motivo não esteja coberto pela política da empresa, por exemplo, eles podem estar a oferecer transporte.
Algumas empresas presumem que o trabalho precisa de ser feito pessoalmente quando, na verdade, pode ser feito com sucesso de qualquer lugar.
Quando estiver claro que este é o motivo da empresa, você pode mostrar o quanto conseguiu realizar até agora, bem como explicar as partes do seu cargo que evoluíram em tele-trabalho.
Por fim, proponha uma solução realista, tem de apresentar uma solução que seja benéfica para si, para a equipa e para a empresa.
Pode por exemplo fazer um modelo híbrido, um horário diferente ou até negociar outros benefícios para acomodar uma necessidade pessoal.
Fonte: The Muse
